Rui Car
03/11/2020 15h09 - Atualizado em 04/11/2020 06h18

Moradores alertam para supostas tentativas de sequestro de crianças no Alto Vale

Áudios circulam nas redes sociais alertando sobre o rapto de crianças como vítimas para o tráfico internacional de órgãos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na última semana noticiamos um caso intrigante na cidade de Rio do Sul, onde um desconhecido adentrou uma residência e tentou levar uma menina de 4 anos. A mãe da menina contou que estava na sua casa com suas filhas, quando foi buscar água para uma delas. Entre a cozinha e a sala, que segundo ela, dá menos de dez passos de distância, ao voltar, tinha um homem desconhecido puxando sua filha pelos braços. O caso chamou a atenção da região, deixando muitos pais em alerta. 

 

Ao longo desta terça-feira (03), a Rádio Educadora recebeu várias denúncias onde situações semelhantes estariam acontecendo em várias cidades do Alto Vale. Entre as informações repassadas pelas pessoas que entraram em contato com nossa Equipe de Jornalismo está um áudio que circula nas redes sociais. Neste áudio, uma suposta moradora da cidade de Rio do Sul, mais precisamente do bairro Barra do Trombudo, comenta que tanto na própria Rio do Sul, quanto também em Trombudo Central e Petrolândia, existiria uma quadrilha tentando sequestrar crianças de 2 a 8 anos. Segundo ela, os marginais seriam de Uruguaiana (RS) e estariam em um veículo Chrysler preto, com placas do Paraguai e um VW/Gol “Bola”, com placas de São Caetano do Sul (SP) com três ocupantes. Ofegante, a moradora relata que estes homens estariam em ronda pela região. A denúncia realizada pela mulher termina com a informação de que, supostamente, estas crianças seriam vítimas para o tráfico internacional de órgãos.

 

Situações de denúncia semelhantes foram registradas também em Pouso Redondo e Aurora.

 

O 13° Batalhão de Polícia Militar se pronunciou sobre o assunto:

 

Nós temos acompanhando nas mídias sociais a grande repercussão sobre a notícia de supostos “sequestradores de crianças” em nossa região.
 
Sabemos que vocês tem muitas dúvidas sobre a veracidade destas informações e muitas famílias estão apavoradas e com essa sensação de insegurança.
 
Por isso, viemos aqui para dizer que até o momento, o 13º Batalhão de Polícia Militar não recebeu nenhuma denúncia sobre este assunto.
 
Pedimos para que não compartilhem informações inverídicas ou duvidosas que possam causar injustiças contra terceiros e se precisarem liguem 190.

 

 

Polícia Civil do Alto Vale também emitiu nota sobre a situação:

 

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por intermédio da 7ª Delegacia Regional de Polícia de Rio do Sul, esclarece que até o presente momento nenhum boletim de ocorrência relatando a efetiva ocorrência de caso de “tentativa de sequestro de crianças” foi registrado na região do Alto Vale do Itajaí.

 

Na semana passada foi confeccionado, entretanto, apenas um registro narrando uma situação isolada ocorrida no bairro Barragem, na cidade de Rio do Sul – SC, em que uma pessoa do sexo masculino, ainda não identificada, supostamente pegou no braço de uma criança que estava na porta de uma residência. Tal situação está sendo devidamente apurada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – DPCAMI – de Rio do Sul, porém até o presente momento o suspeito não foi identificado e nem mesmo restou esclarecida sua real intenção.

 

A Polícia Civil está ciente e tem acompanhando as postagens realizadas em redes sociais, bem como aquelas transmitidas via aplicativos de mensagens instantâneas e informa à população, mais uma vez, que até o presente momento nenhum caso real de tentativa de sequestro foi constatado.

 

Outrossim, alerta que população deve evitar o compartilhamento indiscriminado de informações cuja procedência e origem são duvidosas ou não foram devidamente confirmadas, visto que a divulgação de fatos popularmente conhecidos como “Fake News”, além de causar temor e criar evidente sensação de insegurança pode eventualmente ensejar a responsabilização das pessoas que as propalam na esfera cível, administrativa e criminal.

 

A Equipe de Jornalismo da Educadora entrou em contato com a Polícia Civil de Taió para levantar mais dados. Segundo o delegado Jackson Guasselli Pessoa, estas informações chegaram à várias delegacias de polícia da região, mas até o momento não há nenhuma situação concreta. Para denúncias, dique 181 ou via WhatsApp (47) 99227-7936.

 

NÃO PROPAGUE FAKE NEWS

 

Confira o áudio que circula nas redes sociais:

 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Obs: Ao reproduzir este conteúdo, favor creditar para: Rádio Educadora 90.3 FM / Portaleducadora.com

Justen Celulares