Rui Car
25/02/2019 15h04 - Atualizado em 25/02/2019 17h01

Hospital Regional de Rio do Sul nega atendimento a taioenses

Prefeito e vice de Taió estão indignados com a situação e se manifestaram

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Uma postagem feita por Joseane Ribeiro, suscitou uma grande polêmica. Seu pai e sua madrasta sofreram um grave acidente neste sábado em Otacílio Costa. Juliana Hillesheim, a madrasta, infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o pai de Joseane estava com suspeita de fratura na bacia, precisaria de um ortopedista para lhe consultar, e para tal, precisava de atendimento no Hospital Regional Alto Vale.

 

Alegando que ele é de Taió e que a Prefeitura está com pendências com o Hospital de Rio do Sul, a enfermeira do HRAV rejeitou o atendimento, simplesmente por ele ser taioense, segundo o relato de Josiane. O homem precisou ser encaminhado ao Hospital Dr. Waldomiro Colautti em Ibirama para receber atendimento.

 

Outros casos foram relatados

Marcio Maus comentou na postagem de Josiane que passou por situação similar: Há um mês e meio fui encaminhado de Taió para Rio do Sul no hospital com fratura no braço e simplesmente não me atenderam, pois Taió não estava em dia com o convênio. Estou na fila do SUS em busca de cirurgia. Triste e lamentável que nossa saúde chegasse a um ponto assim. Lamentável a negligencia médica ou falta de respeito com quem paga todos os impostos e na hora que precisa, não tem nenhum direito.

 

Já Sergio Pereira está com um grave problema com o diabetes. Já precisou amputar um dedo do pé pelo seu problema de saúde que se agrava, correndo o risco de ficar ainda pior. Ele foi internado no Hospital de Taió, e precisando de atendimento no Hospital Regional, lhe foi negado pelo mesmo motivo.

 

Autoridades se manifestam sobre o caso

Indignado com a situação, o prefeito de Taió, Almir Guski informou que a Secretária da Saúde, Rozi de Souza foi à Rio do Sul para resolver esse imbróglio. “O que não pode é eles negarem atendimento na emergência pro povo do Alto Vale, não só Taió. Emergência é emergência. Eles recebem para fazer esse serviço” disse Guski à equipe de reportagens da Educadora.

 

Já o vice-prefeito Horst Alexandre Purnhagen se manifestou na própria postagem de Josiane: “O hospital regional é obrigado a receber pacientes de urgência e emergência, recebem mensalmente do SUS pra fazer esses atendimentos. Devem fazer estes atendimentos não importando se o município deve ou não. Falei a pouco com o prefeito e ele já está tomando ações para que tão logo essa situação se resolva. Também acionaremos a justiça para que isso não aconteça mais”.

 

 

>>> Leia também: AMAVI: “NÃO PODE OCORRER NEGATIVA DE ATENDIMENTO PELO HOSPITAL REGIONAL”

Justen Celulares