Rui Car
19/01/2021 15h44 - Atualizado em 19/01/2021 17h03

Vídeo: Primeiras pessoas são vacinadas contra a Covid-19 em Rio do Sul

Município recebeu doses da vacina Coronavac na manhã desta terça-feira (19)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O lote com as  3.633 doses da Coronavac que serão distribuídas entre os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí foi entregue por volta das 10h30 desta terça-feira (19) na Gerência Regional de Saúde, em Rio do Sul, de onde a vacina será distribuída para as cidades.

 

As primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19 em Rio do Sul são os funcionários da saúde. O motivo foi por que a quantidade de 655 doses enviadas nesta primeira remessa não supre todo o público-alvo desta primeira fase de imunização. Os idosos do asilo São Vicente de Paula e funcionários também serão vacinados. O sr. Ervino Ferrari, de 90 anos, interno do Asilo São Vicente de Paula, foi a primeira pessoa a ser imunizada no Alto Vale.

 

Seu Ervino demonstrou grande alegria por ser vacinado, agradecendo por ter sido escolhido e tendo orgulho de poder voltar ao asilo onde vive e contar a experiência, com um pouco mais de tranquilidade com a própria saúde e dos colegas. “Sinto-me muito feliz e agradecido por este momento”, comentou.

 

 

A enfermeira Cleusa Feliciano, que coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional Alto Vale, foi a primeira profissional da instituição a receber a vacina contra a Covid-19. “Foi um alívio neste momento de pandemia que todos nós profissionais de saúde vivenciamos com angústia”. “Agora com a vinda da vacina podemos pensar em ter esperança e conseguir dar segurança aos profissionais de saúde, principalmente aos que atuam na linha de frente”. A partir de agora serão imunizados, num primeiro momento, 259 profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Regional.

 

Outros dois profissionais da área da saúde de Rio do Sul também já estão vacinados: Leonilto Antonio Teixeira da Silva, técnico do SAMU de Rio do Sul e Telma Angelita Marchi, enfermeira da UPA 24h.

 

Foto: Raphael Stuy/PMRS

Foto: Raphael Stuy/Prefeitura de Rio do Sul

 

A vacina ainda será disponibilizada para funcionários que trabalham em alguns setores específicos, principalmente no atendimento a pacientes da Covid-19, tanto do Hospital Regional Alto Vale, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Samu e vacinadores da Secretaria de Saúde. “Priorizamos estas pessoas pois já fazem parte do público-alvo desta primeira fase e estão na linha de frente do atendimento de pessoas doentes”, explicou o prefeito José Thomé, que ainda destacou que este é um momento histórico não só para a cidade, mas para a saúde pública como um todo. “É uma conquista de todos e eu admito que os profissionais de saúde são nosso orgulho e merecem ser imunizados neste primeiro momento. A atuação deles, muito antes da pandemia, já era de destaque. Agora precisamos imunizar o máximo possível de pessoas assim que mais doses chegarem ao município, para que possamos diminuir o número de pessoas doentes”, lembra.

 

O critério de escolha do público-alvo foi determinado pelo Ministério da Saúde. Como as doses vieram em menor quantidade do que o necessário, houve a necessidade desta divisão do público prioritário. Nem todos os servidores de saúde da cidade vão poder ser vacinados neste momento inicial, mas na medida em que novas doses forem entregues, outras pessoas poderão ser imunizadas.

 

Como a fabricante indica que é necessário uma segunda aplicação em um prazo de 15 dias, a Secretaria de Estado da Saúde enviará nova remessa destas 655 doses nos próximos dias, destinada às pessoas que já tomaram a primeira.

 

Ainda não há prazo para o recebimento de mais doses e o público-alvo deste início de campanha já anunciado, como pessoas com 75 anos ou mais, terão que aguardar novas entregas. Assim que disponíveis, estas pessoas poderão ir até uma das 18 unidades de saúde da cidade ou a Policlínica.

 

Pessoas vacinadas em Rio do Sul nesta terça-feira (19), contra a Covid-19

 

– Rosane Gandin da Rosa, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul

– Cleusa Feliciano, enfermeira do Hospital Regional Alto Vale

– Ervino Ferrari, 90 anos, morador do Asilo São Vicente de Paula

– Leonilto Antonio Teixeira da Silva, técnico do SAMU de Rio do Sul

– Telma Angelita Marchi, enfermeira da UPA 24h


FONTE: RÁDIO EDUCADORA 90, 3 FM / PREFEITURA DE RIO DO SUL / HOSPITAL REGIONAL ALTO VALE

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares