Rui Car
02/07/2020 15h45

SC atingirá pico da pandemia de Coronavírus em agosto, aponta pesquisa

Segundo estudo, Santa Catarina terá 33 mil casos ativos da Covid-19 na data prevista; tendência é que após a curva, epidemia seja controlada

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: ND Mais

Fonte: ND Mais

Delta Ativa

Santa Catarina atingirá o pico da pandemia da Covid-19 no dia 6 de agosto, segundo levantamento da Funcional Health Tech. A pesquisa prevê que nesta data o estado terá 33 mil casos ativos da doença.

 

Isso significa que na data prevista o estado chegará ao seu pior estágio da doença, explica o gerente de dados da empresa, Paulo Salem. Ele ainda lembra que a tendência é que a curva de casos confirmados e de mortes tenha uma estabilização e comece a cair.

 

De acordo com a projeção, o estado chegará a 33.904 mil de contaminados ativos em 6 de agosto. Esse total inclui casos de pessoas recuperadas ou que foram a óbito.

 

Ou seja, esse dado corresponde ao número de pessoas que estarão contaminadas naquela data específica e não o total acumulado de infectados durante todo o período de pandemia.

 

A pesquisa aponta ainda que, até dezembro, 1,325 milhão de pessoas sejam infectadas pelo vírus em Santa Catarina desde o início da pandemia. O número de pacientes diagnosticados, contudo, é estimado em cerca de 189,4 mil. A diferença, comenta Salim, está relacionada a subnotificação dos casos, que também é considerada pela pesquisa.

 

image-2

 

Pico no Brasil será na próxima semana

 

Plataforma independente de dados do setor de saúde no país, a Funcional Health Tech fez previsões para outros estados e até mesmo para o Brasil. Segundo o levantamento, o pico no Brasil está próximo, acontecendo em 6 de julho. Serão 1,780 milhão de contaminados, o que representa 0,85% da população brasileira.

 

Como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa, foram levantadas informações acerca dos novos casos, mortes e curados por dia, além da quantidade total da população, em cada localidade de interesse.

 

Metodologia

 

A base de dados dos estados foi construída por meio das informações divulgadas até o dia 2 de junho de casos e com base nos dados de óbitos disponibilizados no painel do Ministério da Saúde do Brasil, além das informações de recuperados disponibilizados nos painéis sobre Covid-19 das secretarias estaduais de saúde.

 

Os tamanhos populacionais foram extraídos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) referentes a 2019. As projeções foram desenvolvidas através da aplicação do modelo matemático de epidemiologia SEIR, o qual representa uma forma de descrever a dinâmica de transmissão da doença na população, quando ela se dá através de indivíduos.

 

O modelo utilizado é composto pela relação de quatro estados dos indivíduos e supõe que as pessoas já infectadas são imunizadas e, portanto, não são suscetíveis a nova infecção.

 

Número de mortes é maior em junho

 

Ao longo de junho, Santa Catarina superou a marca das 200 e 300 mortes pelo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) nesta terça-feira (29), já eram 341 os catarinenses vítimas do vírus respiratório.

 

Em 1º de junho o estado registrava 146 mortes. Quinze dias mais tarde, no dia 16, foram registrados 212 óbitos. São 66 vítimas em 15 dias, número ultrapassado em um período ainda menor.

 

Entre o dia 16 e 27 de junho, um período de 11 dias, o estado teve a confirmação de 92 novas mortes. Na ocasião, Santa Catarina chegou a 304 óbitos pelo vírus. O crescimento no número de mortes é o maior desde o início da pandemia.

 

Vale lembrar que a marca de 100 mortes pelo vírus foi atingida no estado em 22 maio, quando já havia se passado 61 dias da confirmação da primeira morte em Santa Catarina.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares