Rui Car
04/04/2020 08h23

Santa Catarina tem 5 mortes por coronavírus e 301 casos confirmados

Ao todo, 31 pessoas estão na Unidade Terapia Intensiva com Covid-19. Estado confirmou recebimento de mais de 5 mil kits de testes.

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O número de casos confirmados de Covid-19 subiu para 301 em Santa Catarina, segundo balanço do do governo do estado divulgado nesta sexta-feira (3). Houve cinco mortes pela doença. Ao todo, 31 pessoas estão na Unidade Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19. Outras 84 estão internadas com suspeita da doença.

 

O balanço corresponde ao número de casos até as 17h. Houve um aumento de 7,1% em relação ao número de casos divulgado na quinta-feira (2), 281. Os pacientes morreram devido à infecção pelo coronavírus tem idades entre 66 a 87 anos, e ocorreram em Florianópolis, Criciúma, Antônio Carlos, Joinville e São José.

 

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, falou sobre a situação de testes do asilo em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, onde dois idosos morreram.

 

Entre as pessoas com mais de 60 anos que vivem no local, foram sete testes positivos para o novo coronavírus, 20 negativos e um está em reanálise, pois o resultado foi inconsistente. Entre os 19 profissionais que trabalham no asilo, um teve teste positivo, outros 10, negativos e oito estão em reanálise.

 

Testes

 

O secretário informou que, na quinta (2), chegaram 4.680 kits do Ministério da Saúde e mais 600, que Santa Catarina havia comprado. De quinta até esta sexta, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) conseguiu processar 405 amostras.

 

Leitos

 

Durante a divulgação dos casos por meio de vídeo online, o governador Carlos Moisés (PSL) falou sobre a ativação de leitos de UTI , que devem atingir até 2,5 mil no total.

 

“A nossa meta hoje é enquanto estado é termos além dos 801 leitos de UTI que nós termos em Santa Catarina, temos também mais 713 novos leitos, e de forma a atender um plano de contingência mais mil leitos. Vamos chegar nesses números através da contratação de leitos em hospitais privados”, explica.

 

Também haverá injeção de R$ 276,218 milhões em recursos para os hospitais filantrópicos. A meta do governo é chegar a 3,52 leitos para cada 10 mil habitantes em Santa Catarina. Atualmente, a média é de 1,58 leitos por 10 mil habitantes.

 

Retomada das atividades econômicas

 

O governador também afirmou que uma equipe do governo estuda, junto com a Secretaria de Estado da Saúde, normas restritivas para que haja a retomada de algumas atividades.

 

O foco atualmente é em trabalhadores autônomos e liberais, como os profissionais que trabalham em salões de beleza e barbearias, além de consultórios de saúde e clínicas, como dentistas, fisioterapeutas e psicólogos.

 

Segundo Moisés, a ideia é ter restrições de acúmulo de pessoas. O governador acredita que deve ter o estudo pronto sobre o assunto até o início da próxima semana.

 

 Fonte: G1
 
Justen Celulares