Rui Car
25/02/2021 08h09

Previsão do Tempo para esta quinta-feira (25)

Litoral catarinense deverá ter chuva volumosa nos próximos dias

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

 

É importante destacar que o sol estará presente tanto nesta quinta-feira, quanto nos próximos dias. Não só no Litoral, como em todas as outras regiões. A influência de hoje até o inicio da semana que vem será da umidade do mar. A ilustração abaixo mostra que tanto um sistema de alta pressão, quanto um de baixa pressão atmosférica no oceano irão trazer (setas brancas) vento marítimo “carregado” de umidade.

 

Corredor de umidade pela presença de um sistema de alta e de baixa pressão no mar

Corredor de umidade pela presença de um sistema de alta e de baixa pressão no mar (Foto: Windy)

Desta forma, a quinta e a sexta terão sol e nuvens em todas as regiões. Porém, ao longo do dia, há previsão de chuva no Litoral, Vale do Itajaí, Norte, Sul e cidades do Planalto mais próximas do Litoral. Como essa umidade do mar não interfere do Meio Oeste ao Oeste, estas regiões terão dois dias de sol e nuvens.

As temperaturas da tarde passam um pouco dos 30ºC no Oeste ficando entre 26 e 28ºC em boa parte das cidades.

 

VOLUME DE CHUVA

 

Destaco que no fim de semana essa umidade do mar continuará. Portanto, o Litoral e as áreas próximas ainda terão aberturas de sol, só que a chuva seguirá prevista. Importante salientar que o sábado tem mais sol e menos chuva e o domingo é inverso. 

O mais importante é que essas pancadas de chuva – quanto mais próximo de morros, mais forte – que ocorrem de hoje até domingo deverão trazer volumes mais elevados no Litoral e áreas próximas.

A ilustração abaixo mostra bem isso. Perceba que o volume mais alto ocorre até sobre o mar, mas é interessante ficar atento nas áreas de encostas na faixa Leste de SC. 

 

Simulador de volume de chuva

Simulador de volume de chuva (Foto: GFS)


 

Justen Celulares