Rui Car
15/06/2020 15h12

Pesquisadores catarinenses irão testar vacina da pólio contra a Covid-19

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Verificar a eficácia da vacina contra poliomielite na prevenção e redução dos sintomas da Covid-19.

 

Esse é o objetivo de uma pesquisa realizada por um grupo de médicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

 

Até o momento, o projeto é financiado exclusivamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

 

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, explica que o investimento de quase R$ 100 mil vem de um edital para projetos voltados ao combate à Covid-19.

 

Os testes clínicos começam em junho com 300 profissionais da saúde da Grande Florianópolis, que foram escolhidos como público-alvo nesta primeira fase por causa da exposição do grupo à contaminação.

 

De acordo com o coordenador do estudo, o médico e professor Edison Fedrizzi, o objetivo é encontrar uma solução emergencial para a doença, já que uma vacina específica para a Covid-19 pode demorar mais de um ano para ser desenvolvida.

 

Além desta pesquisa, o mesmo edital da Fapesc também financia outros quatro projetos para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, totalizando um investimento de R$ 500 mil.

Justen Celulares