Rui Car
28/07/2021 14h53

Onda de frio pode encarecer preços de frutas, hortaliças e café em todo o Brasil

Além disso, lavouras de milho, mandioca, cana-de-açúcar e banana também serão prejudicadas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Aires Mariga / Epagri

Foto: Aires Mariga / Epagri

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A previsão do tempo aponta para a chegada de uma nova massa de ar frio no país, principalmente aqui no sul e também no sudeste, a partir desta quarta-feira (28) com queda de temperatura e geada.

 

A previsão preocupa os agricultores que já fazem as contas dos futuros estragos e perdas nas plantações, principalmente de hortaliças, frutas e café. Além disso, lavouras de milho, mandioca, cana-de-açúcar e banana também serão prejudicadas.

 

O efeito do clima no campo chegará ao bolso do consumidor, com o aumento de preços dos produtos. No Paraná, segundo a Confederação Nacional da Agricultura, o frio já traz danos desde o início do mês de julho. De acordo com o analista Marcelo Garrido, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), no momento, as principais culturas agrícolas em campo são o milho e o trigo.

 

Temos uma área [de milho] bastante suscetível ao frio na região Norte do Estado, perto de 800 mil hectares. Na região Sul já não tem milho segunda safra, é mais trigo, que aguenta melhor as baixas temperaturas”, observa. No entanto, segundo Garrido, ainda é cedo para quantificar os prejuízos. “Para falar em perdas seria necessário entre uma semana e dez dias para verificar o real impacto na produção”, avalia.

 

O Ministério da Agricultura também está fazendo levantamentos através da Companhia Nacional de Abastecimento. Os produtores de café deverão ser os primeiros a ter ajuda. Segundo Monitoramento de Geadas da Conab 200 mil hectares já foram atingidos e destruídos em mais de 300 municípios.

 

Em nota, a Conab informa que em São Paulo e no Paraná, o risco é de geada moderada e forte, que poderá atingir lavouras de milho segunda safra em enchimento de grãos e de trigo em floração. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as lavouras de trigo estão em estádios menos suscetíveis aos danos causados por geadas.

 

Em relação ao milho segunda safra, a Conab avalia que deve haver redução da produção em função da restrição hídrica e da geada nas lavouras em estádios de floração e enchimento de grãos no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

 

Para o trigo, a expectativa também é de que haja diminuição devido à restrição hídrica em Goiás e da geada nas lavouras em estádios mais avançados em Mato Grosso do Sul, São Paulo e oeste do Paraná. Nos demais estados, as condições são favoráveis.

 

No caso da cana-de-açúcar, houve queima das folhas de parte dos canaviais do centro-sul do país, acentuando as perdas já causadas pelo estresse hídrico. As unidades de produção sucroalcooleiras estão adiantando as operações de colheita para estimular a rebrota dos canaviais e minimizar as perdas da produção.


FONTE: SBT NEWS / VIA: SCC10

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE
Justen Celulares