Rui Car
11/03/2020 13h53

OMS diz que ameaça de pandemia é real sobre novo coronavírus

Organização Mundial da Saúde disse que a situação ainda pode ser controlada. China teve o menor número de novos casos num único dia desde que a doença surgiu.

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Organização Mundial da Saúde afirmou, nesta segunda (9), que a ameaça de uma pandemia de coronavírus se tornou muito real, mas que ainda é possível controlar os surtos em cada país.

 

Mesmo com casos registrados em todos os continentes, a OMS ainda não usou essa classificação de pandemia. Nos Estados Unidos, o número de mortes subiu para 26. E no país onde tudo começou, os números trazem um alento.

 

Da China agora vêm as boas notícias. O país teve o menor número de novos casos num único dia desde que a doença surgiu.

 

O Irã vê a escalada da doença. O país já soltou temporariamente 70 mil detentos para evitar que a doença se espalhe nas cadeias.

 

Israel vai impor quarentena a qualquer um que chegar de fora, não importa o país. Israelenses e estrangeiros vão ter que ficar 14 dias isolados, por conta própria.

 

A Europa vive o auge da preocupação. Na Grécia, a cerimônia para acender a tocha olímpica, quinta-feira agora, não vai ter público. O país também viu duas das maiores crises do momento se encontrarem: a do coronavírus e a dos refugiados. Autoridades confirmaram o primeiro caso na ilha de Lesbos, onde 20 mil imigrantes tentam pedir refúgio. São pessoas que vivem em condições muito precárias de higiene.

A Alemanha registrou as duas primeiras mortes, dois idosos. São mais de 1,1 mil casos. O Reino Unido confirmou, nesta segunda (9), mais duas mortes, são cinco agora.

 

Nesta segunda (9), o governo se perguntou: já está hora de cancelar grandes eventos, como shows e os jogos da Liga Inglesa de futebol? Recomendar que as pessoas trabalhem de casa? Fechar as escolas? As autoridades avaliam que, por enquanto, não. Mas, instituições de caridade já se preparam para alimentar 3 milhões de estudantes que dependem das refeições das escolas.

 

A Espanha também está preocupada. As aulas em Madrid, a cidade mais atingida, estão suspensas por duas semanas. Em Tenerife, hóspedes de um hotel continuam isolados. E o padre do bairro reza para a doença não chegar na igreja. Ele não quer passar coronavírus para os fiéis. Por isso, nunca lavou tanto as mãos.

 

Fonte G1

Justen Celulares