Rui Car
02/11/2020 10h45

Novas regras para radares nas estradas brasileiras já estão em vigor

Dentre as principais proibições estão os radares móveis e fixos escondidos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Entraram em vigor neste domingo (1º) as novas regras para disposição de radares nas rodovias de todo o Brasil. Conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ficam proibidos radares fixos ou portáteis em locais escondidos, radares sem câmera fotográfica também estão vetados. Pelas regras fica exigida uma indicação clara do local de instalação dos radares com placas de sinalização com limite máximo de velocidade, além de placas indicando a redução gradual nos locais em que houver redução do limite de velocidade.

 

São considerados locais escondidos radares obstruídos total ou parcialmente por passarelas, postes, árvores ou desníveis de pista. Os locais aptos a instalação de radares têm que constar no site da autoridade de trânsito de cada estado. A especialista em segurança de trânsito, Roberta Torres, afirma que as novas regras trazem mais transparência.

 

“A transparência na fiscalização é sempre positiva, mas se a gente deixar de lado algumas outras medidas como a educação, a engenharia, aquelas pessoas que têm costume de cometer infrações, que são flagrados com frequência pelos radares, vão continuar desrespeitando os limites de velocidade, a diferença é que como ele está vendo onde a fiscalização acontece, vai reduzir a velocidade, passar pelo radar e depois aumentar a velocidade novamente se colocando em risco ou colocando em risco outras pessoas.”

 

A especialista nega que seja comum a disposição de radares em locais escondidos. “Pode até ser que em alguns casos sendo o radar portátil a pessoa pudesse não enxergar, mas comum não era, até porque já existia uma resolução para a implementação dos radares, inclusive estabelecendo os locais de risco, onde eles deveriam ser instalados.”

 

Segundo Roberta, a nova resolução vai fazer com que haja a revisão dos locais de instalação dos radares que estão ativos hoje, especialmente em relação a sinalização. “Eles terão um prazo de até um ano para se readequarem a essas novas regras, então é fazer uma revisão dos que já estão instalados e os novos que forem instalados já devem ser instalados respeitando essas novas regras.”

 

FONTE: MICHEL TEIXEIRA NOTÍCIAS

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares