Rui Car
04/01/2021 16h15 - Atualizado em 04/01/2021 16h17

Janeiro terá quatro cursos gratuitos do Senar/SC no Alto Vale

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam trabalhadores rurais de Ituporanga e Vidal Ramos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove em janeiro quatro cursos em dois municípios do Alto Vale do Itajaí: Ituporanga e Vidal Ramos. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 125 capacitações no mês. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde no Estado para o combate do novo coronavírus.

 

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No Alto Vale, destaque para os treinamentos sobre Processamento de Carne de Frango, Jardineiro e Controle Agroecológico de Pragas e Doenças.

 

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a qualificação técnica é um diferencial no campo e na vida dos trabalhadores rurais. “São treinamentos que fortalecem o setor formado por 500 mil produtores rurais em 183 mil propriedades no Estado. Eles possibilitam o aumento da produtividade, a melhora na renda das famílias e contribuem para o desenvolvimento local”.

 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos incentivam a inovação e o empreendedorismo rural. “A região tem agricultura diversificada, com destaque para a produção de hortaliças, além do pescado. Ao oportunizarmos formação gratuita, estamos contribuindo para o aumento de produção e renda no campo”.

 

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

 

PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO NO ALTO VALE DO ITAJAÍ:

 

Evento Município Data
Processamento de Carne de Frango ITUPORANGA 12 e 13
Jardineiro
VIDAL RAMOS
12 e 13
Processamento de Carne de Frango
VIDAL RAMOS
12 e 13
Controle Agroecológico de Pragas e Doenças
VIDAL RAMOS
21 e 22
     

FONTE: SCC10 / RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares