Rui Car
09/11/2020 10h43

Incêndios de grandes proporções atingem Oeste de Santa Catarina

Pelo menos cinco cidades da área registram queimadas intensas neste fim de semana; Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar na região

Assistência Familiar Alto Vale
Incêndios de grandes proporções preocupam no Oeste (Foto: 14º BBM/Divulgação/ND)

Incêndios de grandes proporções preocupam no Oeste (Foto: 14º BBM/Divulgação/ND)

Delta Ativa

Pelo menos oito incêndios de grandes proporções preocupam os bombeiros e os moradores do Oeste de Santa Catarina neste fim de semana. 

 

De acordo com o comandante Walter Parizotto, do 14º Batalhão de Bombeiros Militares, com sede em Xanxerê, os incêndios são registrados nas cidades de Campo Erê, Santiago do Sul, Vargeão, Ponte Serrada e Passos Maia. Um deles começou ainda no sábado (07), em Passos Maia, enquanto os demais tiveram início neste domingo.

 

Segundo Parizotto, é provável que todos os incêndios tenham sido causados por pessoas, seja em situações de queima para limpeza que fogem do controle, seja em incêndios criminosos. “Na nossa região é muito difícil haver incêndios espontâneos”, ressalta.

Pontos em vermelho no mapa correspondem a incêndios (Foto: Reprodução Nasa/Divulgação/ND)

 

 

As queimadas ocorrem em diversos lugares, como plantações de trigo, áreas de reflorestamento de pinus, regiões de mata nativa e, inclusive, em áreas do Parque Nacional das Araucárias.

 

Para o combate, os bombeiros entram com trator ou caminhão para molhar a área e impedir que as chamas se alastrem ainda mais. Onde isso não é possível, a técnica utilizada é a do fogo contra fogo. “Nesse caso, se coloca o fogo para combater o próprio fogo, fazendo uma linha de chamas que se propaga mais lentamente e consome o combustível. Assim, quando as duas frentes se encontram, acabam se extinguindo”, explica o comandante.

 

Defesa Civil alerta para massa de ar seco e quente sobre a região

 

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a presença de uma massa de ar seco e quente sobre as regiões do Oeste, Extremo Oeste e Meio-Oeste do Estado neste domingo (08). À tarde umidade relativa do ar deve ter índice de 25 a 30%, chegando a menos de 20% em algumas localidades (em laranja no mapa).

 

Nas áreas em laranja, umidade pode ser inferior a 20% (Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND)

 

A condição é ainda mais perigosa para o alastramento dos incêndios. Por isso, o comandante do 14º BBM alerta para que sejam evitados fogos de qualquer ordem, inclusive queimas de folhas secas, que podem fugir do controle. Segundo ele, em função da estiagem, os incêndios de grandes proporções e em grandes quantidades têm sido ainda mais comuns na região.

 

POR: JULIANE GUERREIRO – ND+

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares