Rui Car
24/02/2020 20h26 - Atualizado em 24/02/2020 20h27

Igreja onde D. Pedro II visitou duas vezes é vandalizada em SC

O feriado de carnaval foi marcado por atos de vandalismo praticados na Igreja e na gruta

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: padre Celso Duarte/ Divulgação

Foto: padre Celso Duarte/ Divulgação

Delta Ativa

O feriado de carnaval foi marcado por atos de vandalismo praticados na Igreja e na gruta do Santuário Nossa Senhora na Lagoa da Conceição.

 

O crime, divulgado pela NSC Total, e ocorreu no fim de semana e foi denunciado pelo pároco local, o padre Celso Antunes Duarte, que há 17 anos trabalha e reside na casa paroquial.Também houve pichação com termos satânicos e na imagem da padroeira que se encontra na gruta recentemente restaurada.

 

A Igreja da Lagoa da Conceição é um dos patrimônios culturais, religiosos, artísticos e históricos da Ilha de Santa Catarina. É também das mais antigas freguesias.

 

A Igreja foi criada em 20 de junho de 1750 Portanto, vai celebrar 270 anos no meio do ano. O templo foi construído em 1780, com projeto arquitetônico aprovado pela Corte Portuguesa.

 

A igrejinha da Lagoa recebeu duas visitas do Imperador D. Pedro II. A primeira em 1847 e a segunda em 1861. Nesta segunda passagem fez a doação de dois sinos, que até hoje se encontram no templo, além de castiçais de prata.

 

A Igreja foi tombada na gestão do prefeito Esperidião Amin. Sofreu completa restauração em 2008, na segunda gestão de Luiz Henrique da Silveira.

 

Tanto a gruta como a igreja representam uma da atrações turísticas da Lagoa da Conceição e de Florianópolis. Pela história e pela posição geográfica privilegiada, costuma receber visitantes do Brasil e do exterior com grande frequência.

 

O padre Celso Duarte informou que está promovendo a limpeza das paredes da igreja e vai providenciar a restauração da imagem.

 

Este ato de vandalismo é inédito na Lagoa da Conceição e, com aqueles características na capital catarinense.

 

 

Por: NSC Total

Justen Celulares