Rui Car
09/05/2020 08h47

Estiagem está causando muitos prejuízos para o município de Rio do Campo

Conforme relatórios, o prejuízo já passa dos 4 milhões para os agricultores

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A estiagem está causando muitos prejuízos para o município de Rio do Campo. O maior deles é a agricultura, atividade que representa mais de 60% do movimento econômico do município. Geração de energia também causa prejuízos na atividade industrial.

 

Grandes prejuízos nos setores de gado leiteiro, soja, feijão e milho foram registrados diante da redução na produtividade e até mesmo perda total em algumas lavouras. Os índices aferidos em Rio do Campo já apontam o desaparecimento de córregos na zona rural e já há falta de água para consumo humano e animal.

 

Conforme relatórios, o prejuízo já passa dos 4 milhões para os agricultores. O município está trabalhando na escavação de poços e transporte de água para atender os agricultores, principalmente para garantir o consumo aos animais.

 

A população também vê sua rotina mudar com a necessidade de economizar água. Os reservatórios da Casan estão sendo drasticamente afetados pela seca causada pela precipitação muito abaixo do normal.

 

Na semana passada o município publicou um decreto de Situação de Emergência pela estiagem. O decreto prevê facilitar trabalhos que possam minimizar os danos causados pela seca.

Justen Celulares