Rui Car
05/08/2020 08h34

Escola de Rio do Campo desenvolve o projeto “A Árvore Generosa”

Projeto foi desenvolvido na turma do 2º ano vespertino da Escola Municipal Prefeito Hilário Preis

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: JATV

Fonte: JATV

Delta Ativa

Este projeto foi desenvolvido na turma do 2º ano vespertino, da Escola Municipal Prefeito Hilário Preis, pela professora Elizangela Novak, durante os meses de junho e julho.

 

O objetivo deste projeto foi elevar o sentimento de generosidade para o momento em que a escola e a família precisam estreitar os laços afetivos. Para que a escola permaneça viva e as famílias se sintam acolhidas é necessário pensar situações de vivência em que esta relação se torne efetiva.

 

“O início se deu através da leitura do livro “A Árvore Generosa”, do autor Shel Silverstein, enviado em PDF aos alunos. Após a leitura, iniciaram-se as atividades relacionadas ao tema, em que cada aluno escolheu em sua casa uma árvore que lhe fosse generosa, atribuindo a ela valores de generosidade e registrando o momento com foto”, explica a Elizangela.

 

Em seguida, estudaram as partes de uma planta e suas funções, por meio de vídeo elaborado no pomar da casa da professora, dando sequência com registros e atividades em seus cadernos e as devidas fotos postadas no portal, que é o meio utilizado remotamente neste período de pandemia.

 

O ponto culminante do projeto aconteceu na escola com o plantio de uma árvore frutífera que será parte do pomar da mesma. Esta etapa aconteceu com o auxílio de um servidor da Secretaria da Educação que preparou com antecedência o local, para que cada aluno pudesse, juntamente com sua família, fazer o plantio da sua árvore generosa. A professora demonstrou através de vídeo gravado na escola, o local e a forma de plantio.

 

Nos dias reservados para o plantio, todos registraram o momento com fotos e ainda aproveitaram para visitar a escola.

 

Para concluir o projeto, os alunos fizeram uma pesquisa de campo, identificando singularidades da planta escolhida e relataram como foi vivenciar este momento na escola. “Todas as atividades foram planejadas de acordo com as habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que norteia toda a Educação Básica do país”, afirma Elizangela.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares