Rui Car
25/11/2020 17h15

Covid-19: Vacinas devem chegar à rede privada só no final de 2021

Produção internacional das imunizações contra a Covid-19 deve suprir, inicialmente, os serviços públicos de vários países; no Brasil, as vacinas devem priorizar o SUS

Assistência Familiar Alto Vale
O governo brasileiro fechou contrato com a AstraZeneca (Foto: Pixabay/Reprodução)

O governo brasileiro fechou contrato com a AstraZeneca (Foto: Pixabay/Reprodução)

Delta Ativa

Com os resultados positivos dos estudos clínicos das principais vacinas contra a Covid-19 sendo divulgados, fica cada vez mais claro que teremos uma imunização contra o coronavírus em breve.

 

Entretanto, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o desafio agora é a distribuição.

 

O governo federal já fechou contrato com a AstraZeneca, responsável pela vacina de Oxford, e o governo do Estado de São Paulo, com a Coronavac. A ideia é suprir o SUS (Sistema Único de Saúde) para que a população tenha acesso à vacina de forma gratuita.

 

Porém, será possível agilizar o processo — já que o SUS deve aplicar a vacina primeiro em grupos de risco — e comprar a imunização na rede privada?

 

Apesar de muita gente estar disposta a abrir a carteira e pagar pela vacina, é pouco provável que a imunização chegue na rede privada antes de ser oferecida no SUS. “Não vejo acontecendo antes do final de 2021. Provavelmente, as vacinas que forem liberadas vão suprir, inicialmente, os serviços públicos de vários países.

 

A chegada na rede privada depende de quantas imunizações vão ser aprovadas pelos órgãos regulatórios”, explica Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

 

Nada impede a rede privada de vender as vacinas. Uma vez que forem aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos podem ser comercializados em território nacional.

 

O problema é ter acesso às doses. No Brasil, a fabricação das vacinas já negociadas será feita por laboratórios públicos, como Fiocruz/Bio-Manguinhos e Butantan.


POR: JULIANA CONTAIFER / METRÓPOLES – ND+


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares