Rui Car
29/05/2020 09h13

Confiança do comerciante atinge menor índice da história

Indicador despencou pelo segundo mês consecutivo. Queda foi de -39,2% na passagem de abril para maio

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Murici Balbinot / RCN

Foto: Murici Balbinot / RCN

Delta Ativa

Em maio o índice de confiança do comerciante catarinense alcançou o seu pior resultado na história: 69,2 pontos. No mês anterior o índice estava em 114,9 pontos, uma queda de -39,2%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda é ainda maior, com redução de -45,7%. 

 

O índice varia de 0 a 200, onde valores abaixo de 100 indicam pessimismo. Apesar do indicador já ter despencado em abril (-13,9%), essa foi a maior queda já registrada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços de SC (Fecomércio/SC), entidade que realiza o levantamento.

 

Outro indicador que teve uma diminuição considerável foi a avaliação das condições atuais da economia, despencado para 39,7 pontos. A redução foi de -58,4% em relação a pesquisa anterior e de -62,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

“Para os empresários do comércio catarinense, o momento da economia é de pessimismo, com uma piora das condições das empresas, em especial as de menor porte e dos ramos de duráveis e semiduráveis”, afirmou a Federação em relatório. 

 

Com este cenário, os índices de expectativa (81,8 pontos) e de investimento (76,1 pontos) também apresentaram queda. A redução foi de, respectivamente, -41,2% e -24,4%, em relação a abril e de -49,2% e -30,1% na comparação com maio de 2019.

 

“As intenções de investimento encontram-se em patamares de crise, o que revela a necessidade de ações enérgicas para retomada da confiança empresarial, recuperação do ambiente de negócios e garantia de acesso ao crédito, evitando ciclos viciosos de desconfiança, desinvestimento e deterioração das condições econômicas”, defendeu a entidade. 

 

 

Justen Celulares