Rui Car
24/11/2020 14h49

Com situação crítica, SC lança “quatro pilares” para combater Covid-19; entenda

Entre os quesitos estão a manutenção das estruturas de UTI Covid-19 no Estado e o fortalecimento de campanhas publicitárias

Assistência Familiar Alto Vale
Manter a estrutura de UTI é uma das ações do Governo do Estado (Foto: SES/Divulgação/ND)

Manter a estrutura de UTI é uma das ações do Governo do Estado (Foto: SES/Divulgação/ND)

Delta Ativa

A pandemia de Coronavírus tem atingido patamares preocupantes em Santa Catarina. Com o crescimento do número de casos e o consequente aumento na ocupação dos leitos de terapia intensiva, os números indicam que o Estado vive uma situação crítica da Covid-19.

 

Na busca ao combate à doença no território catarinense, a SES instituiu quatro pilares:

 

  • – Manutenção das Estruturas de UTI Covid-19;
  • – Campanhas Publicitárias;
  • – Abordagem dos Pacientes na Atenção Primária da Rede SUS;
  • – Fiscalização e Vigilância.

 

Conforme o órgão estadual, no quesito de manutenção das estruturas de UTI Covid-19 em Santa Catarina, já está sendo habilitada e prorrogada toda a estrutura de leitos até 31 de dezembro de 2020, além da garantia de custeio por parte do Estado e dos municípios (portaria nº 1.666).

 

Também haverá manutenção dos pagamentos do teto máximo dos contratos das organizações sociais até 31 de dezembro de 2020, e do teto da PHC (Política Hospitalar Catarinense) até junho de 2021.

 

 

Pilares da Saúde

 

A SES esclarece que as campanhas educativas devem reforçar e melhorar a forma de comunicar as informações sobre a pandemia sobre os cenários, regramentos, vacinas, e necessidade de consulta imediata após qualquer suspeita ou sintoma, por exemplo.

 

Também serão envolvidos nas campanhas o setor privado, municípios, imprensa, Poder Legislativo e Judiciário.

 

Sobre a abordagem dos pacientes na Atenção Primária da Rede SUS estão sendo trabalhados o diagnóstico precoce e qualificado com estratificação gradativa, com tratamento conforme necessidade e autonomia médica.

 

Também são promovidos pelo Estado o monitoramento dos doentes, reforçando a importância da atenção primária, das parcerias público/privadas e uso de aplicativos, O Governo ainda propõe a rastreabilidade de contatos para o controle da Covid-19.

 

Sobre a fiscalização e vigilância, será reforçada a atuação do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde) da SES e do Grac (Grupo de Ações Coordenadas) da Defesa Civil. Os gestores públicos estaduais, municipais e privados serão corresponsáveis nas ações de vigilância e fiscalização.

 

Além disso, as portarias, os decretos e as notas técnicas estão sendo reformuladas para uma uniformização das informações. Para, assim, facilitar o entendimento de todos.

 

Segundo o governo, ainda estão sendo elaboradas outras ações como o Plano de Contingências (Verão 2020/2021), o Planejamento Pós-Pandemia e a Estruturação da Oferta de Cirurgias Eletivas.

 

Dados da pandemia

 

Nesta terça-feira (24), o painel da SES (Secretaria de Estado da Saúde) que divulga os dados da Covid-19 somava 327.961 casos confirmados desde o início da pandemia, em março. São 3.494 óbitos. Somente na segunda-feira (23), foram contabilizados 1.753 novos casos.

 

Nos últimos dez dias, Santa Catarina quebrou três vezes o recorde de mais casos confirmados em 24h, sendo que na sexta-feira (20) foi registrado o maior número até então, com 6,1 mil casos em um único dia.

 

A maior concentração segue na Capital catarinense. Florianópolis, atualmente tem 28.019 casos da Covid-19, e pode ser considerada o epicentro da doença, agora que o vírus possui um comportamento já interpretado como uma nova onda.

 

Vale ressaltar que a prefeitura da Capital catarinense considera que há um grande número de casos pois há uma testagem mais ampla, descolando a cidade de uma subnotificação maior.

 

A estimativa se dá pela taxa de letalidade, que é de 0,7% atualmente, sendo que as mortes em Florianópolis são 214, sendo menores do que a de Joinville, com 379.

 

Leitos de UTI

 

Em alta constante, o índice de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chega a um número ainda mais preocupante nesta terça: são 80,49% ocupados de um total de 1.420 ativos.

 

Ou seja, são 1.143 indisponíveis, sendo 479 por pacientes da Covid-19 e 664 por pacientes com outras enfermidades.

 

Nesta terça, seis hospitais estão com 100% dos leitos de UTI ocupados:

 

  • – Hospital Bethesda, em Joinville
  • – Hospital Florianópolis, na Capital
  • – Hospital Maicé, em Caçador
  • – Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages
  • – Maternidade Darcy Vargas, em Joinville
  • – Hospital Bom Jesus, em Ituporanga

 

Destes, somente a Maternidade Darcy Vargas não possui pacientes da Covid-19, e tanto o Hospital Florianópolis quanto o Bethesda (Joinville) têm todos os seus leitos ocupados por pacientes do vírus.


FONTE: ND+

Justen Celulares