Rui Car
07/07/2020 14h46

Bolsonaro com Coronavírus coloca políticos de SC em isolamento

Fotos mostram que o distanciamento mínimo não foi respeitado

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

A confirmação de que o presidente Jair Bolsonaro está com Covid-19 deve tirar de campo boa parte dos parlamentares catarinenses, que participaram da visita presidencial no fim de semana. O protocolo de saúde estabelece que eles fiquem em isolamento social, até que sejam testados e confirmem se estão ou não contaminados pelo Coronavírus.

 

Embora o presidente tenha usado máscara durante a agenda em Santa Catarina, e a comitiva também, outros cuidados não foram observados. As fotos mostram que o distanciamento mínimo não foi respeitado. Também houve cumprimentos com aperto de mão e compartilhamento de microfone sem higienização.

 

O primeiro a confirmar que fará o teste foi o senador Jorginho Mello. Antes mesmo de sair o resultado do exame de Bolsonaro, ele já estava em isolamento e previa realizar a testagem ainda nesta terça-feira (7). Dario Berger esteve no encontro com o presidente mas não chegou a participar do sobrevoo pelas áreas atingidas por “precaução e orientação médica”, por fazer parte do grupo de risco. Mesmo assim, a assessoria dele informou que o senador deve realizar teste por segurança.

 

O senador Esperidião Amin decidiu procurar primeiro o Palácio do Planalto, para saber qual o protocolo a ser seguido. Pela manhã ele participou remotamente, online, de uma reunião da Comissão da Covid-19 no Congresso.

A vice-governadora Daniela Reinerh, que representou o Governo do Estado – o governador Carlos Moisés testou positivo na semana passada – também informou que se colocou em isolamento social e passará por um novo teste. Ela havia sido testada na semana passada, antes da vinda do presidente ao Estado, depois que uma de suas funcionárias teve confirmação de Covid-19.

 

O deputado Peninha publicou nas redes sociais que, como esteve com o presidente nos últimos dias, também fará o teste. “Como ele testou POSITIVO para Covid-19, farei tbm o exame. Estou bem, assintomático, mas farei por garantia. Desejo uma pronta recuperação ao nosso Capitão” escreveu.

 

A assessoria da deputada federal Caroline de Toni informou que ela vem tomando medidas de precaução, como uso de máscara e álcool gel, e “caso apresente sintomas testará e fará isolamento”. Já o deputado Daniel Freitas aguarda avaliação médica sobre submeter-se ou não ao teste de coronavírus. Ele já teve Covid-19.

 

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, informou por meio das redes sociais que se colocou em isolamento social e será testado: “Recebi a informação do exame confirmando coronavírus no presidente. No sábado, o recebi no aeroporto. Não fui no helicóptero de sobrevoo, mesmo assim farei o teste e ficarei isolado até o resultado. Vou seguir o dia fazendo contatos p/ melhorar nossa oferta de leitos na cidade”.

 

Voo sem cuidados

 

A confirmação do teste positivo de coronavírus do presidente da República serve de alerta sobre a necessidade de manter os cuidados para evitar o contágio. Nesta segunda-feira (6), parlamentares que participaram com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de uma agenda pelo Estado, foram fotografados sem máscara na viagem de volta a Brasília.

 

A imagem mostra o ministro com os deputados Daniel Freitas, Rodrigo Coelho, e o senador Jorginho Mello.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares