Rui Car
15/07/2020 15h29 - Atualizado em 15/07/2020 15h32

Autorização para obras na Barragem de José Boiteux deve ser publicada ainda essa semana no Diário da União

A barragem é hoje a maior do país para a contenção de cheias

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Grupo Difusora de Comunicação / ND Mais

Fonte: Grupo Difusora de Comunicação / ND Mais

Delta Ativa

Deve ser publicada já nesta semana, no Diário Oficial da União, a autorização do Patrimônio da União para a construção das obras do canal extravasor da barragem de José Boiteux.

 

De acordo com o chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, o investimento, na ordem de R$ 24,5 milhões também prevê o cercamento e um estudo de impacto social e ambiental.

 

Ainda será necessário um estudo para a construção do canal extravasor. Ele contará também com a definição obras socioambientais compensatórias que devem ser realizadas na região. Até o momento, apenas foi estimado os valores a serem aplicados e o direcionamento das verbas.

 

O canal extravasor será fundamental para impedir as inúmeras perdas nas plantações causadas pelas cheias na região.

 

A barragem é hoje a maior do país para a contenção de cheias. Ela abriga 357 milhões de metros cúbicos. Após as reformas devem ainda ser contratados seguranças para lidar com os problemas de furtos de equipamentos na barragem.

 

Após a publicação no Diário Oficial, a Defesa Civil fará uma reunião com o Ministério Público Federal, Funai e lideranças indígenas.

 

unnamed

Barragem de José Boiteux é ocupada pelos indígenas desde 2015 (Foto: Jornal Metas)

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares