Rui Car
03/02/2021 15h28 - Atualizado em 03/02/2021 15h32

Alto Vale tem alerta para temporais com raios e granizo ainda nesta quarta (03)

Ciclone extratropical deve causar novos temporais no Sul do Brasil

Assistência Familiar Alto Vale
Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Sul têm chances de temporais entre a tarde e noite (Foto: Diorgenes Pandini/NSC)

Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Sul têm chances de temporais entre a tarde e noite (Foto: Diorgenes Pandini/NSC)

Delta Ativa

Uma área de baixa pressão está avançando da Argentina para o Rio Grande do Sul e, na noite desta quarta-feira (03), dá origem a um ciclone extratropical, que se posiciona na costa entre Uruguai e Rio Grande do Sul. 

 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o risco de temporais no estado ainda nesta quarta. Segundo o órgão, os temporais devem acontecer no período entre a tarde e o início da noite. Na Grande Florianópolis, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Planalto Sul. O risco é considerado alto para alagamentos e enxurradas. As demais regiões têm alerta moderado para as chuvas. Os temporais podem provocar acumulados muito altos em um curto período. Isso eleva o risco de alagamentos pontuais.

 

WhatsApp Image 2021-02-03 at 9.31.53 PM

 

No decorrer da quinta-feira (04), o ciclone extratropical atua ao largo da costa gaúcha, provocando ventos fortes no Sul do Brasil. No litoral e na serra do Rio Grande do Sul, as rajadas podem chegar a 100km/h. No leste gaúcho e no litoral do Paraná e de Santa Catarina (inclusive em Florianópolis), as rajadas chegam a 80km/h. Na Grande Curitiba e nas demais áreas do Sul do Brasil, são esperadas rajadas de vento em torno de 60 km/h.

 

Na sexta-feira (05), o ciclone extratropical ainda atua no oceano, ao largo do litoral do Rio Grande do Sul, mas já bem afastado da costa. O vento ainda é intenso no litoral gaúcho e catarinense, com rajadas entre 50 e 70km/h.

 

A orientação da Defesa Civil, é que a população busque abrigo em locais longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.

 

Em caso de alagamentos, a recomendação é que se evite o contato com as águas pelo alto risco de contaminação. Se estiver em veículos, a orientação é que não se transite por locais alagados, nem submersos.


FONTE: CLIMATEMPO / DIÁRIO CATARINENSE – NSC TOTAL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

Justen Celulares