Rui Car
30/10/2019 16h35 - Atualizado em 30/10/2019 14h39

Agricultores do Alto Vale somam prejuízos após chuvas de granizo da última semana

Maior impacto ocorreu em plantações de fumo em Petrolândia e de cebola em Aurora

Assistência Familiar Alto Vale
Por Augusto Ittner - NSC Total

Por Augusto Ittner - NSC Total

Delta Ativa

Ao menos 1.350 agricultores tiveram perdas em plantações de fumo no Alto Vale do Itajaí por conta dos dois dias de chuva de granizo registrados na última semana. O levantamento foi feito pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e diz respeito às regiões de Rio do Sul e Ituporanga, maiores produtoras do Estado.

 

O maior impacto nas plantações de fumo foi em Petrolândia, conforme Geison José Schmoeller, coordenador de campo da Afubra. Outras áreas em Ituporanga e Aurora também foram atingidas, porém com perdas não tão significativas. Conforme Schmoeller, todos os 1.350 produtores já acionaram o seguro para receber uma indenização pelas perdas. O valor, porém, não necessariamente corresponde ao faturamento caso as folhas fossem vendidas às empresas.

 

 

Outro problema segundo a Afubra foi o fato de o fenômeno registrado na quinta e sexta-feira da última semana (24 e 25) ter ocorrido justamente no período em que começaria a colheita do fumo.

 

– É um período em que o produtor não tem muito o que fazer em caso de perdas, e o problema é que esse granizo veio justamente no início da colheita, que é agora no fim de outubro e início de novembro – explica Schmoeller.

 

Em Aurora o principal problema foi em plantações de cebola. O presidente da Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (Aprocesc), Jelson Gesser, afirma que 100 hectares no município tiveram perda total. Até esta quarta-feira (30), produtores com lavouras em 220 hectares do município já haviam acionado o seguro, e a estimativa é de que 30% da plantação foi atingida na região.

 

 

Essas perdas no Alto Vale devem interferir diretamente no preço da cebola em Santa Catarina. Isso porque até o fim do ano os supermercados são abastecidos principalmente por produções que vêm de São Paulo, Goiás, triângulo mineiro, e de alguns pontos do Nordeste. Entre janeiro e abril, porém, as gôndolas recebem o produto produzido principalmente na região de Ituporanga, o que impacta no valor ao consumidor final.

 

– É aquela situação típica de oferta versus demanda. A oferta vai ser menor e o preço vai subir. Mesmo que eles tenham subsídio de seguro, a quantidade do produto à disposição do consumidor vai ser menor. Então vão ocorrer aumentos sim, algo inevitável para produtos de lavoura que são expostos às condições do tempo, ao frio, ao calor, e ao granizo como ocorreu semana passada – afirma Jamis Piazza, economista e pró-reitor de Administração da Furb.

 

Plantação de cebola atingida em Aurora.
Plantação de cebola atingida em Aurora.

(Foto: Maurício Cattani)

 

Relembre

No fim da última semana, área da Região Leste de Santa Catarina foram atingidas por chuvas de granizo. No Alto Vale o fenômeno ocorreu dois dias seguidos e atingiu principalmente plantações de fumo, cebola e milho. Em Itaiópolis, no Planato Norte, pedras de gelo chegaram a cobrir totalmente o chão. Já em Blumenau, o granizo foi registrado no Centro, Velha, e no limite com Gaspar na região dos bairros Vorstadt e Bela Vista.

Justen Celulares