Rui Car
26/03/2020 14h09

1 mês de coronavírus no Brasil: compare a situação do país com China, Itália, EUA e Coreia do Sul no mesmo período da epidemia

Confirmação do primeiro caso da doença Covid-19 no Brasil completa um mês nesta quinta-feira (26)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil completa um mês nesta quinta-feira (26). Desde aquele registro inicial, o país chegou a mais de 2,5 mil infectados e ultrapassou a marca de 60 mortos, de acordo com as secretarias estaduais de Saúde.

 

O primeiro óbito foi contabilizado em 17 de março. No dia anterior, Estados como Rio de Janeiro e São Paulo haviam adotado restrição de serviços e de circulação de pessoas para tentar conter a pandemia da Covid-19. Naquela semana, tais medidas já haviam sido adotadas, em maior ou menor grau, em outros países largamente afetados:

 

  • China – onde Covid-19 surgiu (o país enviou alerta à OMS em 31 de dezembro)
  • Coreia do Sul – registrou os primeiros casos em 20 de janeiro e é considerada bom exemplo na contenção da Covid-19
  • Estados Unidos – registraram o primeiro caso em 22 de janeiro e os casos só dispararam em março. Agora, o país se prepara para um “cenário sombrio”, segundo especialistas
  • Itália – registrou os primeiros casos em 31 de janeiro e agora soma mais de 7,5 mil mortes (maior registro de óbitos do mundo)

 

Em nenhum desses países, o pico de contágio ocorreu antes que se completasse um mês de coronavírus. 

 

WhatsApp Image 2020-03-26 at 14.08.29

 

Os números de cada um mostram que, apesar de haver algumas variações de cenário, a tendência é que a “explosão” de infecções se verifique apenas em um período posterior aos primeiros 30 dias.

 

O infográfico abaixo mostra um comparativo dos 30 dias inicias de coronavírus no Brasil com o período correspondente na China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Itália. Considerando esses quatro países, o Brasil perde apenas para a China no número de infectados um mês após o registro do primeiro caso. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que fornece registros a partir de 22 de janeiro.

 

Fonte: G1

Justen Celulares