Rui Car
08/01/2021 11h00

Mesma pontuação e objetivos diferentes: Brasil e Avaí duelam no RS

Brasil e Avaí somam 44 pontos na tabela; time gaúcho fala em escapar do rebaixamento enquanto os catarinenses querem o direito de sonhar com o G4

Assistência Familiar Alto Vale
Romulo volta ao time do Avaí; reforço de peso (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Romulo volta ao time do Avaí; reforço de peso (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Delta Ativa

Avaí entra em campo nesta sexta-feira (07), em horário inusitado, para encarar o Brasil, em Pelotas (RS). O jogo é válido pela 33ª rodada da Série B e, para o Avaí, não existe outra alternativa que não seja a vitória.

 

Evidentemente trata-se de uma força retórica. O futebol, como na vida, perdemos, empatamos e vencemos.

 

Na partida diante do Xavante, em Pelotas, o Avaí só tem uma alternativa se realmente quiser o direito de seguir sonhando com uma vaga na Série A nesse ano de 2021 (parte 2).

 

Com 44 pontos na 9ª colocação e há três jogos sem vencer, para o Avaí, só interessa vencer daqui até o fim do campeonato. Só assim o representante da capital azurra terá o direito de pensar nessa vaga que, no momento, está bastante distante.

 

nd+, em exercício de probabilidade, apontou dois motivos bastante contundentes para que o torcedor se agarre e acredite nessa reta final de campeonato.

 

Avaí versão 2021

 

 O Avaí versão 2021, oficialmente, deve aparecer só depois do dia 30 de janeiro, data estimada para a última rodada da Série B.

 

Enquanto esse dia não chega o clube, nos bastidores, já movimenta essa condição: nessa tarde de quinta-feira o Avaí confirmou a chegada de Marco Aurélio Cunha, 68 anos, como seu novo executivo de futebol.

 

Marco Aurélio Cunha, que já passou pela Ressacada – e igualmente pelo Figueirense – vem respaldado por trabalhos inquestionáveis, sobretudo, a frente do São Paulo onde foi o avalista do tricampeonato brasileiro na primeira década do século.

 

Claudinei e o time escolhido

 

De material humano o técnico do Avaí não pode reclamar. Mesmo que sem poder contar com o centroavante Rodrigão, o volante Jean Martin e o atacante Rildo, por exemplo, tem retornos importantes.

 

Edilson, Betão e Romulo, por exemplo, são nomes liberados e que devem começar o jogo no estádio Bento Freitas.

 

Mesma pontuação e discurso oposto

 

Se por um lado o Avaí mira o acesso à Série A o time da casa vai por uma outra linhagem: quer afastar a chance de rebaixamento.

 

Betão deve ser titular na partida desta sexta-feira – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C

Betão deve ser titular na partida desta sexta-feira (Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.)

O detalhe é que os dois times têm o mesmo número de pontos: 44. Para o Xavante, no entanto, a meta é os pontos – ou o ponto – derradeiro para a permanência na Série B.

 

“Temos que pontuar, concretizar logo os 45 pontos e manter a sequência boa de cinco jogos sem perder. Continuar sendo equilibrados para deixar o Brasil na melhora colocação possível”, afirmou Bruno Santos, lateral que deve ficar com a vaga do machucado e ex-JEC, Alex Ruan.

 

O Brasil vem de uma sequência de cinco jogos sem derrota. Na última rodada, inclusive, parou a então líder Chapecoense em Chapecó.

 

O time desta sexta-feira, no entanto, só será confirmado uma hora antes da bola rolar.

 

FICHA TÉCNICA

 

Brasil: Matheus Nogueira; Felipe, Diego, Héverton e Bruno Santos; Bruno Matias, Sousa, Rafael Vinícius e Matheus Oliveira (Thales); Dellatorre e Matheusinho. Técnico: Cláudio Tencati.

 

Avaí: Glédson; Edilson, Betão, Alan Costa e João Lucas; Ralf, Pedro Castro e Valdívia; Romulo, Ronaldo e Getúlio (Renatinho). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). Data: 08/01/21. Hora: 16h

 

Arbitragem: Rodrigo Baptista Raposo (DF); auxiliado por Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Lucas Costa Modesto (DF).


POR: DIOGO DE SOUZA – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares