Rui Car
12/07/2021 11h14

Emerson, Rafael Tolói e Jorginho aumentam lista de brasileiros campeões da Euro: veja os nomes

Lateral-esquerdo, zagueiro e volante se juntam a Pepe e Marcos Senna no grupo de atletas nascidos no Brasil e naturalizados pelas seleções europeias que já venceram a competição

Assistência Familiar Alto Vale
Emerson Palmieri (número 13) e Jorginho (número 8) posam com o resto da seleção da Itália (Foto: Getty Images)

Emerson Palmieri (número 13) e Jorginho (número 8) posam com o resto da seleção da Itália (Foto: Getty Images)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

festa da Itália pelo título da Eurocopa-2020, após a vitória nos pênaltis sobre a Inglaterra, também teve tons do nosso verde e amarelo. Três jogadores nascidos no Brasil e naturalizados italianos fazem parte do elenco campeão: Emerson Palmieri, Rafael Tolói e Jorginho. Com isso, sobe para cinco o número de brasileiros que já venceram a competição de seleções europeias.

 

O lateral-esquerdo e o volante, ambos do Chelsea, também entraram na seleta lista dos jogadores campeões da Liga dos Campeões e da Eurocopa na mesma temporada (confira a lista completa mais abaixo).

 

Emerson Palmieri começou a defender a seleção italiana em 2017. Ele chegou a disputar o Mundial Sub-17 pelo Brasil, mas nunca atuou pela equipe principal. O lateral-esquerdo nasceu em Santos e jogou na Itália entre 2014 e 2017, por Palermo e Roma.

 

Rafael Tolói é Glória d’Oeste(MT). Ele joga pela Atalanta desde a temporada 2015/16. O zagueiro também tem passagens por seleções de base do Brasil — foi campeão sul-americano sub-20 e vice no Mundial da categoria. Foi convocado pela primeira vez pela Itália em março.

 

Ao contrário dos dois colegas, Jorginho nunca jogou profissionalmente no Brasil. Sua carreira foi quase toda construída na Itália, onde chegou com 15 anos de idade. Ele nasceu em Imbituba e passou por três clubes italianos: Hellas Verona, Sambonifacese e Napoli. Estreou pela Azzurra em março de 2016, num amistoso contra a Espanha.

 

Os outros dois brasileiros naturalizados por seleções europeias que haviam vencido a competição no passado são: o ex-volante Marcos Senna, natural de São Paulo, e campeão pela Espanha em 2008; e o zagueiro Pepe, nascido em Maceió, que triunfou com Portugal em 2016.

 

Dois brasileiros conseguiram chegar na final de uma Eurocopa, mas perderam na decisão: o ex-meia Deco, com Portugal em 2004, e o volante Thiago Motta, com a seleção da Itália em 2012.

 

Marcos Senna comemora com os companheiros de Espanha o título da Euro-2008 — Foto: Getty Images

Marcos Senna comemora com os companheiros de Espanha o título da Euro-2008 (Foto: Getty Images)

A seleção da Itália conquistou o seu segundo título da Eurocopa. O primeiro foi em 1968, com a geração de Dino Zoff, Giacinto Facchetti, Gigi Riva e companhia. Mais de 50 anos de espera entre uma comemoração e outra, com dois vice-campeonatos em 2000 e 2012 no meio do caminho.

 

Para chegar ao topo do continente nesta edição de 2020, a Itália venceu Turquia, Suíça e País de Gales na fase de grupos, depois passou pela Áustria nas oitavas de final (na prorrogação), derrotou a Bélgica nas quartassuperou a Espanha nos pênaltis na semifinal, e por último prevaleceu sobre a Inglaterra na decisão.

 

Campeões da Champions e da Euro

 

Jorginho e Emerson Palmieri, ambos do Chelsea, também entraram na seleta lista dos jogadores campeões da Liga dos Campeões e da Eurocopa na mesma temporada. Confira a lista dos jogadores que conquistaram os dois torneios no mesmo ano:

 

1964: Luis Suárez (Internazionale de Milão e Espanha)

1988: Hans van Breukelen, Ronald Koeman, Berry van Aerle, Gerald Vanenburg e Wim Kieft (PSV Eindhoven e Holanda)

2000: Nicolas Anelka e Christian Karembeu (Real Madrid e França)

2012: Fernando Torres e Juan Mata (Chelsea e Espanha)

2016: Cristiano Ronaldo e Pepe (Real Madrid e Portugal)

2020: Jorginho e Emerson Palmieri (Chelsea e Inglaterra)


FONTE: GLOBO ESPORTE

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.

 

Justen Celulares