Rui Car
22/02/2021 11h10 - Atualizado em 22/02/2021 11h12

Em jogo que pode ter marcado despedida de Sampaoli, Atlético-MG vence o Sport

Mesmo derrotada, equipe pernambucana garantiu a permanência na Série A

Assistência Familiar Alto Vale
Sampaoli pendurado na grade da Ilha do Retiro, expulso (Foto: Globo)

Sampaoli pendurado na grade da Ilha do Retiro, expulso (Foto: Globo)

Delta Ativa

Depois de ficar três jogos sem vitória [dois empates e uma derrota] o Atlético-MG, enfim, triunfou no Campeonato Brasileiro. O Galo venceu na tarde de ontem (21) o Sport, por 3 a 2, na penúltima rodada do Nacional.

 

Na ilha do Retiro, Jair, Rafael Thyere (contra) e Marrony garantiram três pontos para o Alvinegro. Dalberto e Thiago Neves, de pênalti, marcaram os gols do Leão Pernambucano.

 

Dependendo do resultado do jogo Fluminense e Santos o Galo poderá garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

 

Último jogo de Sampaoli?

 

Segundo a jornalista argentina Veronica Brunati, que já cobriu duas Copas do Mundo e cinco Copas América, o técnico Jorge Sampaoli acertou contrato com o Olympique de Marselha, da França. O acordo seria válido até 2023.

 

O que chama a atenção é que o treinador, que comandaria o Galo pela última vez na próxima quinta-feira, contra o Palmeiras, no dia 25 de fevereiro, levou o terceiro cartão amarelo — e depois foi expulso quando a arbitragem assinalou pênalti para o Sport — e estará suspenso na última partida alvinegra no Brasileirão. Brunati disse ainda que Sampaoli viajaria à Europa para se apresentar ao novo clube um dia após o fim do Brasileiro.

 

Lei do ex

 

No Brasil já uma brincadeira que aponta uma única lei que é respeitada: a “lei do ex” no futebol. E foi justamente essa legislação da zoeira que se fez valer no duelo entre Leão e Galo. É que o volante Jair, hoje com a camisa do Atlético-MG, já jogou no Sport, e saiu justamente dos pés do meio-campista o gol alvinegro.

 

“Feliz pelo gol. Acho que temos que trabalhar mais a bola, achar espaço. Está calor, e tentar ficar mais com a bola e aproveitar as oportunidades que iremos ter aí”, disse Jair na saída para o intervalo, em entrevista ao canal Premiere.

 

Empate do Leão

 

Apesar de sair na frente no placar o Galo levou um golpe do Leão ainda no primeiro tempo. Dalberto deixou tudo igual após falha defensiva do Atlético-MG, que deixou muito espaço na defesa e o Sport aproveitou a bobeada.
 
“Os companheiros falam que eu gosto de dançar um “piseiro”, dança aqui do nordeste. Feliz de voltar a marcar e teremos mais chances no segundo tempo para tentar virar o jogo”, explicou Dalberto, que dançou após o seu gol.
 

Desempate alvinegro

 

O Galo chegou ao gol que o colocou à frente no marcador após jogada de Guilherme Arana. O lateral chutou de fora da área e a bola desviou em Rafael Thyere, enganando Luan Polli. Era um gol importante e que colocaria o Atlético-MG mais perto da vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Mas, nem tudo na vida atleticana e fácil, e o Sport chegou ao empate com o ex-cruzeirense Thiago Neves, um antigo carrasco do Alvinegro.

 

Sport se mantém na Série A

 

O resultado quase foi definido com o auxílio do árbitro de vídeo. Marrony acertou o rosto de Patric dentro da área e o juiz Rodolpho Toski, com a ajuda do VAR, marcou pênalti. Thiago Neves empatava o jogo e com suas própria forças se garantia na Série A de 2021. Porém, com o terceiro gol do Galo a permanência do Leão na Série A aconteceu com a ajuda do Vasco, que só empatou com o Corinthians, e elimina todas as chances de queda dos pernambucanos.

 

Cronologia do jogo

 

Aos 6 minutos do primeiro tempo, Jair abriu o placar a favor do Atlético-MG. O volante aproveitou rebote do goleiro Luan Polli, após chute de Guilherme Arana, e balançou as redes: 0 a 1.

 

Aos 32 minutos, Dalberto empatou o jogo na Ilha do Retiro, após cruzamento “na medida” de Júnior Tavares: 1 a 1.

 

Aos 4 minutos do segundo tempo, Rafael Thyere jogou contra o próprio patrimônio e fez um gol contra. O zagueiro do Sport tentou interceptar chute do atleticano Guilherme Arana, a bola desviou no corpo do defensor do Sport, e enganou o goleiro Luan Polli: 1 a 2.

 

Aos 41 minutos do segundo tempo, Thiago Neves deixou tudo igual em cobrança de pênalti: 2 a 2.

 

Aos 52 minutos, Marrony fez o terceiro e garantiu a vitória do Galo: 2 a 3.

 

FICHA TÉCNICA

SPORT 2 X 3 ATLÉTICO-MG

 

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e horário: 21 de fevereiro de 2021, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA/PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)

 

Gol: Jair (6′ 1ºT), Dalberto (32′ 1ºT), Rafael Thyere (contra, aos 4′ 2ºT), Thiago Neves (41′ 2ºT), Marrony (52′ 2ºT)

 

Cartão amarelo: Sasha, Guilherme Arana, Junior Alonso, Marrony (CAM); Ronaldo Henrique, Marcão (SPO)
Cartão vermelho:

 

SPORT: Luan Polli; Patric, Adryelson, Rafael Thyere, Chico (Ewerthon) e Júnior Tavares; Marcão (Luciano Juba), Ronaldo Henrique (Márcio Araújo), Thiago Neves e Marquinhos (Gustavo Oliveira); Dalberto (Pedrão). Técnico: Jair Ventura.

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Zaracho) e Calebe (Alan Franco); Savarino, Keno (Marrony) e Sasha (Vargas). Técnico: Jorge Sampaoli.


FONTE: UOL ESPORTE

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares