Rui Car
22/02/2021 10h57 - Atualizado em 22/02/2021 10h58

Ceará bate o Coritiba no segundo tempo e garante vaga na Copa Sul-Americana

Vozão não disputava a competição internacional desde 2011

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Foto: Thiago Gadelha / SVM

Delta Ativa

Pela segunda vez em sua história, o Ceará está classificado para a Copa Sul-Americana. O time comandado por Guto Ferreira venceu no sábado (20) o Coritiba por 2 a 0, subiu para 49 pontos e se garantiu na competição continental, que não disputava desde 2011.

 

Os gols da partida, válida pela 37ª rodada do Brasileirão, saíram durante o segundo tempo, após uma primeira etapa bem fraca do Ceará, e foram por Felipe Vizeu e Saulo Mineiro.

 

O Coritiba, que apenas cumpre tabela nesta reta final do Campeonato, se mantém na vice-lanterna com 31 pontos, enquanto o Vozão subiu para a 12ª colocação. Na última rodada, o Vozão enfrenta o último colocado Botafogo, enquanto o Coxa, que agora soma 34 pontos, fechará o Brasileirão com o duelo contra o Atlético-GO.

 

Vizeu: mandou bem

 

O camisa 11 do Ceará voltou com tudo no segundo tempo, após uma etapa inicial apagada, bem como todo time do Vozão. Com seis minutos da segunda etapa, Felipe Vizeu chutou com vontade para abrir o placar. Pouco depois ele criou mais duas oportunidades, dando muito trabalho ao goleiro Arthur.

 

Henrique Vermudt: entrou numa enrascada

 

O zagueiro Henrique Vermudt entrou logo após o intervalo no lugar de Sabino, mas teve azar que foi bem nesse momento que o Ceará começou a reagir. Ele ficou na saudade quando Vizeu o tirou da jogada para abrir o placar.

 

Vozão na Sul-Americana

 

A única vez que o Ceará disputou a Copa Sul-Americana foi em 2011, porém não teve oportunidade de ir longe na competição. Logo de cara, o time cearense enfrentou o São Paulo. Até venceu o primeiro jogo por 2 x 1, mas acabou derrotado na partida de volta, no Morumbi, por 3 x 0.

 

Em seus 106 anos de história, o Ceará conta também com uma participação na antiga Copa Conmebol, em 1995. O roteiro foi parecido com o de 2011: eliminado na primeira fase por um time paulista. Naquela ocasião o adversário foi o Corinthians. Após dois empates, por 1 x 1 e 2 x 2, a classificação corintiana foi decidida nos pênaltis.

 

Gol (impedido) com menos de um minuto

 

Com apenas 55 segundos de jogo, o Coritiba balançou as redes do Couto Pereira. Matheus Oliveira, autor do gol, estava em posição de impedimento quando pegou a bola sobrada na área e finalizou no canto do goleiro Richard. A sinalização da posição irregular foi feita pelo bandeirinha e confirmada, com certa demora, pelo VAR.

 

Neilton faz golaço, mas também não valeu

 

Após muito pressionar a defesa do Ceará, aos 35 minutos, o Coritiba chegou novamente ao gol com um belo chute de Neilton, que precisou driblar o árbitro Marcelo de Lima Henrique antes de finalizar de fora da área e colocar no ângulo. Porém, o VAR observou que a bola havia saído de campo na origem do lance e novamente anulou o gol do Coxa.

 

Vizeu comanda reação do Ceará

 

Após um primeiro tempo bem morno, o Ceará voltou para a etapa complementar renovado e disposto a buscar o resultado. Prova disso é que com apenas seis minutos, Felipe Vizeu conseguiu abrir o placar. Ele tirou Henrique Vermudt, que havia acabado de entrar, da jogada e encheu o pé para marcar o gol do Vozão.

 

Sai Vizeu, entra Saulo Mineiro

 

Aos 20 minutos do segundo tempo, Guto Ferreira promoveu a entrada de Saulo Mineiro no lugar do Felipe Vizeu. Não demorou muito para ele mostrar que substituiria o camisa 11 à altura. Ele recebeu um passe de calcanhar, definido pelo próprio Ceará como “safado”, de Pedro Naressi e chutou com força, também sem chances para o goleiro Arthur.

Ficha técnica
Coritiba 0 x 2 Ceará

 

Competição: Campeonato Brasileiro (37ª rodada)
Data: 20 de fevereiro de 2021, sábado
Hora: 18h30, de Brasília
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Gols: Felipe Vizeu (Ceará), aos 6′ do 2º tempo e Saulo Mineiro (Ceará), aos 29′ do 2º tempo
Cartões amarelos: Nathan Silva (Coritiba)

 

Coritiba: Arthur; Jonathan, Rhodolfo, Sabino (Henrique Vermudt) e Guilherme Biro (Luiz Henrique); Nathan Silva (Hugo Moura), Matheus Bueno, Matheus Oliveira (Cristiano) e Robson; Neilton e Osman (Ricardo Oliveira). Técnico: Gustavo Morínigo

 

Ceará: Richard; Eduardo, Tiago Pagnussat, Klaus e Bruno Pacheco (Kelvyn); Pedro Naressi (Wescley), Charles e Vina; Lima (William Oliveira), Léo Chú (Rick) e Felipe Vizeu (Saulo Mineiro). Técnico: Guto Ferreira


FONTE: UOL ESPORTE

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares