Rui Car
10/01/2017 13h55

“A arena foi um erro”, diz responsável por estudo de contas do Corinthians

"Alerta ligado, sem dúvida"

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“Alerta ligado, sem dúvida”. Foi essa a conclusão de um estudo realizado pelo Itaú BBA sobre as contas do Corinthians nos nove primeiros meses de 2016. A despeito de ter amealhado R$ 74 milhões com negociações de atletas e outros R$ 100 milhões em luvas relacionadas ao contrato de direitos de mídia, o time alvinegro encerrou o período em uma situação menos alentadora do que o panorama do início do ano. E, em parte, a responsabilidade por isso é da Arena Corinthians, estádio construído na zona leste de São Paulo e que recebeu a abertura da Copa do Mundo.

 

“A arena foi um erro. Claramente um erro”, avaliou Cesar Grafietti, executivo do Itaú BBA responsável pela condução do estudo. “Houve certa megalomania. Se o custo do estádio fosse aceitável, isso seria bom para o bolso do Corinthians. Com uma estimativa que passa de R$ 1 bilhão, aí fica inviável”, completou.

 

Erguida pela construtora Odebrecht em Itaquera, a Arena Corinthians tem capacidade para pouco mais de 48 mil espectadores. O equipamento estava orçado originalmente em R$ 820 milhões, mas a estimativa subiu para R$ 985 milhões em 2014 e atualmente está na faixa de R$ 1,64 bilhão.

 

O modelo de negócio do Corinthians era baseado no primeiro montante. O clube usaria CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento, impostos municipais em forma de papel que podem ser comercializados) para custear R$ 420 milhões. Outros R$ 400 milhões oriundos de um financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) seriam bancados com receitas da própria arena (bilheteria, venda de produtos e contratos de patrocínio, por exemplo).

Na prática, Corinthians e Arena Corinthians passaram a funcionar com números diferentes de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). O dinheiro amealhado pelo estádio, portanto, sequer passa pelos cofres do clube. Segundo a revista “Época”, isso fez com que o time deixasse de receber pelo menos R$ 32,9 milhões em 2016, contando apenas a receita de bilheteria.

 

Em 2016, contudo, o dinheiro proveniente do estádio foi insuficiente para bancar as contas da Arena Corinthians. O clube precisou recorrer, portanto, a valores que poderiam ter sido investidos em outras áreas. De janeiro a setembro, R$ 18,1 milhões saíram dos cofres alvinegros para bancar despesas de Itaquera.

 

“O problema aqui é a soma de um modelo errado com um custo fora da realidade do clube. O Corinthians poderia ter feito um estádio de R$ 400 milhões, mais simples, e isso poderia ser pago no tempo e com a própria bilheteria. Agora vai usar suas receitas para bancar num volume muito alto. O modelo está errado”, apontou Grafietti.

 

O pior para a torcida do Corinthians é que a arena foi deficitária num ano em que o Corinthians vinha de título nacional, disputou a Copa Libertadores e tinha perspectiva de remontagem de elenco. O cenário é ainda menos animador em 2017: não há histórico vitorioso recente, o time está fora da principal competição do futebol sul-americano e os reforços do ano passado não emplacaram.

 

“Tende a se acentuar. Justamente porque boa parte das receitas não deve se repetir em 2017. Com elenco mais fraco, menos vendas. Aí receita de bilheteria diminui e você tem de colocar mais no estádio”, disse o executivo do Itaú BBA.

 

O Corinthians fechou os nove primeiros meses de 2016 com R$ 353 milhões de receita (R$ 279 milhões se forem descontados os recursos advindos de negociações de atletas). Em contrapartida, gastou R$ 48 milhões em contratações.

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