19/07/2021 16h06

Série produzida em SC aborda temas do dia a dia e traduz o universo dos dados

Produção do Social Good Brasil estreia nesta segunda-feira (19), no canal do Youtube da organização

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Quem nunca se perguntou se o celular estava ouvindo aquilo que foi falado? Ou ficou em dúvida sobre a veracidade de uma notícia recebida naquele grupo de WhatsApp? Temas importantes, que deveriam estar na pauta de todos, relacionam-se com experiências cotidianas em Habilidados, série do Social Good Brasil que estreia nesta segunda-feira (19) no Youtube da organização.

 

Habilidados fala de dados sem falar de dados, abordando temas do dia a dia como leituras de gráficos e tabelas e proteção contra golpes e vazamentos. De forma leve e divertida, traduz esse universo para quem ainda não tem muito conhecimento sobre.

 

O lançamento da série integra a Jornada de Educação em Dados do SGB – a organização, que faz parte do ecossistema de inovação de Florianópolis, está de olho nessa tendência do futuro que já pode (e deve) ser aplicada no presente.

 

A série é apresentada por Chai Oliveira e Rogério Malveira e terá oito episódios, que irão ao ar quinzenalmente, às segundas-feiras, no canal do Youtube. Todos podem se beneficiar dos conteúdos que serão abordados, especialmente jovens do Ensino Médio ou que estejam em busca de informações sobre carreiras, propósito e profissões do futuro.

 

Buscamos utilizar uma linguagem fácil e trazer exemplos cotidianos do uso de dados para aproximar as pessoas e convidá-las a refletir sobre a importância do tema. O Social Good Brasil acredita que os dados são um idioma essencial para o mundo digital e o futuro do trabalho e nosso propósito em 2021 é democratizar o acesso a esses conteúdos”, diz a coordenadora de comunicação Ana Paula Santos. Habilidados contará ainda com tradução em libras e legenda. 

 

O conteúdo da série é baseado na metodologia exclusiva desenvolvida pelo Social Good Brasil, com sete competências. As quatro primeiras já são reconhecidas internacionalmente, sendo base para pessoas, empresas e comunidades em torno do tema data literacy. Já as demais foram incluídas pelo SGB, que levou em conta competências importantes para o desenvolvimento humano e os desafios da atualidade. 

 

Ao abordar cada um dos temas abaixo, a série dá início à jornada de aprendizagem proposta pelo Social Good Brasil – para o segundo semestre, também está prevista uma formação EAD nível básico sobre o tema, o Cidadão de Dados. 

 

  • Ler dados
  • Trabalhar com dados
  • Analisar dados
  • Comunicar e argumentar com dados
  • Tomar decisões orientadas por dados
  • Garantir ética, proteção e privacidade de dados
  • Usar dados e tecnologias para gerar impacto positivo

 

No canal do SGB, também há vídeos de todas as edições do Festival SGB, o maior evento de tecnologia e dados para impacto social do Brasil, que esse ano celebra a 10ª edição em outubro, entre os dias 26 a 30. Os vídeos fazem parte do Festival SGB 365, uma forma de promover os debates durante todo o ano.  Ao longo do segundo semestre, também serão publicados vídeos que complementam a série, nas temáticas de fluência em dados, novas tecnologias e futuros.

 

Conheça os apresentadores

 

Chai Oliveira é bacharela em Sistemas de Informação pela UFSC e advogada, além de fundadora e instrutora do curso Comece no Ecommerce, por meio da qual ajuda empresas a utilizarem o mundo digital a seu favor. Já Rogério Malveira é médico-terapeuta e mestrando em Saúde Pública na Fiocruz. Poeta-artivista, também atua como facilitador-aprendiz de Comunicação Não Violenta, e ainda é empreendedor de impacto social na Pulsares: primeira empresa brasileira de saúde focada em Letramento em Saúde.

 

Ferramenta gratuita de autoavaliação ajuda a descobrir o nível de fluência em dados

 

Para auxiliar as pessoas a identificarem o nível de conhecimento no tema, o SGB também lançou uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, a pessoa descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, ela receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem.


FONTE: SCC10

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.

 

PUBLICIDADE