Rui Car
20/10/2021 14h40

Saiba como assistir à chuva de meteoros causada por detritos do cometa Halley em SC

Fenômeno acontece anualmente e, neste ano, tem pico entre os dias 20 e 21 de outubro

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Se você gosta de admirar o brilho dos meteoros, fique de olho no céu na madrugada desta quinta-feira (21), quando ocorre o pico da chuva de meteoros orionídeos. O fenômeno, que acontece anualmente, pode ser visto a olho nu em vários lugares, inclusive em Santa Catarina.

 

A chuva de meteoros orionídeos acontece uma vez por ano, quando a Terra passa exatamente pelo trecho da galáxia em que estão os detritos deixados pelo cometa Halley. Ela tem esse nome porque, da perspectiva do observador na Terra, parece surgir na constelação de Orion.

 

O planeta Terra atravessa a trilha de detritos deixados pelo cometa Halley duas vezes ao ano, causando duas chuvas de meteoros distintas. Uma tem pico em maio e é denominada Eta Aquáridas e a outra acontece em novembro, a Orionidas”, explica Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

 

Segundo Jocimar, a chuva de meteoros que ocorre nesta semana será muito parecida com a Eta Aquáridas, que foi registrada na estação dele no céu de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Veja:

 

 

Jocimar ressalta que essa segunda chuva anual ocorre entre 26 de setembro e 22 de novembro neste ano. Porém, o pico acontece entre 20 e 21 de outubro, quando é possível ver a chuva em maior quantidade.

 

Apesar do tempo nublado em várias regiões de Santa Catarina, a expectativa é que seja possível assistir à chuva de meteoros. Para isso, a visão a olho nu já é suficiente, mas é indicado estar em ambientes com menos luminosidade para não comprometer a visualização.


Por: Juliane Guerreiro / ND+

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung

Justen Celulares