Rui Car
23/07/2021 10h55 - Atualizado em 23/07/2021 10h56

Oktoberfest Blumenau é cancelada pelo segundo ano consecutivo

Cenário da pandemia, infecção por variantes da Covid-19 e vacinação ainda lenta motivaram a decisão da prefeitura

Assistência Familiar Alto Vale
Sem bandinhas, sem foliões. Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada pela prefeitura (Foto: Clio Luconi / BD)

Sem bandinhas, sem foliões. Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada pela prefeitura (Foto: Clio Luconi / BD)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Oktoberfest Blumenau 2021 está cancelada. A menos de três meses da data prevista para a festa ocorrer, a prefeitura decidiu por não fazer o evento. O anúncio foi dado nesta sexta-feira (23) pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Cenário da pandemia, com números de casos e internações ainda altos, infecção por variantes — como a Delta, confirmada nesta terça-feira em SC —, projeções do coronavírus no município e o lento ritmo de vacinação motivaram a escolha.

 

Este é o segundo ano consecutivo em que a Oktoberfest Blumenau não é realizada. Em 27 de julho do ano passado, a prefeitura anunciou que pela primeira vez a festa não aconteceria. À época, a cidade vivia a aceleração de casos, o Brasil ainda enfrentava a primeira onda, os números eram desanimadores e não havia qualquer perspectiva para o início da vacinação contra o coronavírus.

 

Agora, apesar da campanha de imunização ter começado há meses no país, a Comissão de Enfrentamento da Covid-19, que emitiu parecer contrário à realização da festa, entende ainda não haver condições para um evento desse porte. O número de pessoas totalmente imunizadas é baixo e não deve alcançar o percentual mínimo desejado até outubro (acima de 70% de cobertura vacinal).

 

A vacinação tem dado certo, mas ao mesmo tempo temos que ter um cuidado em relação a isso. A Oktoberfest aconteceria ao mesmo tempo que aplicação das segundas doses“, avaliou o prefeito durante a coletiva.

 

Coletiva foi feita na prefeitura e conduzida por Hildebrandt e Greuel

Coletiva foi feita na prefeitura e conduzida por Hildebrandt e Greuel (Foto: Reprodução)

Em 2021, a análise é de que o cenário sanitário ainda é instável. Uma pesquisa da Universidade Regional de Blumenau (Furb) publicada com exclusividade pelo Santa mostrou, também, que apesar de entender a importância econômica da Oktoberfest, o morador da cidade teme que ela piore a situação da pandemia em Blumenau.

 

A definição do cancelamento da Oktoberfest Blumenau 2021 ocorre quase três meses após a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, tomar a mesma decisão. O premiê da Baviera disse em maio deste ano que ainda existia o risco de se “criarem situações caóticas”, já que “aplicar o distanciamento social é praticamente impossível”.

 

O raciocínio dos organizadores da versão blumenauense da festa não é muito diferente. A prefeitura defende, com base na orientação da comissão, que é importante realizar um evento-teste antes, para ter segurança de passos maiores. 

 

O cancelamento na Alemanha reflete diretamente em Blumenau. Foram monitorados países que estavam abrindo os eventos e nós vimos um cenário bastante negativo“, disse o Secretário de Turismo, Marcelo Greuel, que estava ao lado de Hildebrandt na apresentação feita nesta manhã.

 

Hildebrandt revelou que uma Oktoberfest diferenciada, com controle de público, distanciamento e outras medidas de segurança foi cogitada, mas o modelo foi descartado depois de muita discussão.

 

Data da Oktoberfest em 2022

 

A prefeitura já definiu a data da Oktoberfest 2022: de 5 a 23 de outubro. Todas as expectativas possíveis estão concentradas na próxima edição, que promete ser grandiosa.

 

Desistência da cervejaria, apelo de empresários

 

No fim de abril, dias antes de a Oktoberfest da Alemanha tomar uma decisão, a Eisenbahn, cervejaria oficial do evento blumenauense, anunciou que não participaria em 2021 — caso a festa ocorresse. A escolha da Heineken, dona da marca, teve como base o fato de não querer vincular a imagem da empresa a situações que pudessem promover aglomeração.

 

Com isso, caiu no colo das cervejarias locais uma eventual responsabilidade de produção do líquido que dá razão à festa. Com menos potencial de fabricação, os cervejeiros precisavam de tempo — ou, pelo menos, de uma sinalização quanto à Oktoberfest.

 

Pedido por adiamento da Oktoberfest Blumenau

 

No início deste mês, alguns empresários chegaram a sugerir que a prefeitura adiasse para novembro a Oktoberfest Blumenau 2021. Na última semana, um flyer encabeçado pela Associação Vale da Cerveja, e com o apoio de dezenas de cervejarias, fez um apelo para que a festa ocorresse “com segurança”. Não funcionou.

 

Como está a Covid-19 em Blumenau?

 

No dia em que anuncia a decisão de não organizar a Oktoberfest Blumenau 2021, a cidade soma 53 pacientes em UTIs com a Covid-19, o que corresponde a um percentual de ocupação de 80,3%. A média móvel de novos casos diários é de 132,9, com 831 casos ativos. Em julho, já são 29 mortes de blumenauenses relacionadas ao coronavírus, com 583 ao todo.

 

Além disso, dois pavilhões da Vila Germânica — onde ocorre a Oktoberfest Blumenau — são utilizados para ações relacionadas à Covid-19. No Setor 1, próximo ao Biergarten, acontece a campanha de vacinação. Já o Setor 3, próximo ao Parque Ramiro Ruediger, é usado para testagem de moradores que apresentem sintomas da doença.


POR: AUGUSTO ITTNER E BIANCA BERTOLI – JORNAL DE SANTA CATARINA / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares