20/01/2021 10h28 - Atualizado em 20/01/2021 10h29

“O app não foi instalado”: como resolver o erro no celular Android

Lista traz cinco soluções para erro "o app não foi instalado" no Android; confira

PUBLICIDADE
O aplicativo não foi instalado? Lista traz cinco dicas para resolver erro no Android (Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo)

O aplicativo não foi instalado? Lista traz cinco dicas para resolver erro no Android (Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Ao instalar aplicativos no Android o usuário pode enfrentar alguns problemas. O aviso de que o “App não foi instalado”, por exemplo, pode ter várias causas diferentes. Dentre elas estão o download de um arquivo corrompido, incompatibilidade entre as versões do Android e da aplicação, falta de armazenamento livre disponível no dispositivo para completar o download ou, em alguns casos, o próprio smartphone pode impedir a instalação do app a partir de seus programas de proteção, como o Google Play Protect.

 

Como o erro pode ser causado por diferentes fatores, o TechTudo preparou uma lista com as cinco principais soluções para o problema. A seguir, você pode conferir alguns dos principais motivos e como resolvê-los no Android.

 

1. Liberar espaço na memória do celular

 

É possível que o aplicativo apresente falhas por não ter espaço de armazenamento livre o suficiente no dispositivo, o que não é capaz de completar a instalação do arquivo. Nesse caso, para resolver o problema, não há muito mais o que fazer a não ser liberar espaço na memória do celular. Para isso, você pode excluir fotos e vídeos salvos na galeria do smartphone, limpar a memória cache dos apps ou desinstalar os programas que não utiliza mais.

 

Para limpar a memória cache de apps vá até as configurações do dispositivo, toque sobre “Apps e notificações” e toque sobre o aplicativo. Em seguida, selecione “Armazenamento e cache” e em “Limpar cache”.

 

Limpar o cache pode resolver problemas — Foto: Reprodução/Emanuel Reis

Limpar o cache pode resolver problemas (Foto: Reprodução/Emanuel Reis)

Para excluir os aplicativos pouco utilizados do celular siga o mesmo passo a passo anterior: vá até as configurações do celular, depois em “Apps e notificações”, selecione o app em questão e, em seguida, toque sobre “desinstalar”.

 

Escolha o app que você quer desinstalar — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Escolha o app que você quer desinstalar (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

2. Versão incompatível com o sistema

 

Também é possível que você não consiga instalar o arquivo e a mensagem de erro salte à tela pois há uma incompatibilidade entre as versões do app e do Android, o que impossibilita que a aplicação rode no dispositivo. Para resolver este erro, portanto, é necessário procurar uma versão do app que seja compatível com o sistema operacional do seu smartphone. Caso não haja uma versão disponível, não será possível concluir a instalação do arquivo.

 

3. Reiniciar preferências do app

 

Um truque que pode resolver o problema é restaurar preferências dos aplicativos, já que é possível que apps rodando em segundo plano possam ser a causa do problema. Para isso, vá até as configurações do celular e toque sobre “Apps e notificações”. Logo após, toque sobre a opção de ver todos os apps e, em seguida, acesse o menu lateral tocando sobre os três pontinhos. Na sequência, clique em “Restaurar preferências de apps” e confirme a ação tocando sobre “Restaurar apps”.

 

Restaure as preferências dos apps para tentar corrigir o problema — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Restaure as preferências dos apps para tentar corrigir o problema (Foto: Reprodução/Clara Fabro)

4. Desativar o Play Protect

 

O antivírus do sistema operacional promete proteger o Android de programas maliciosos, como malwares e vírus. No entanto, é possível que ele também seja o causador dos alertas de “App não instalado”, principalmente se o download da aplicação for feito fora da loja oficial do Google. Nesse sentido, é possível que o erro seja corrigido ao desativar o Play Protect. Para isso, abra a Play Store e acesse o menu do app, localizado na lateral superior esquerda da tela. Depois, vá até “Play Protect”, toque sobre a engrenagem no canto superior direito da tela e, depois, desative a opção “Verificar apps com o Play Protect”.

 

Desative a Play Protect e tente novamente — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Desative a Play Protect e tente novamente (Foto: Reprodução/Clara Fabro)

5. Permitir a instalação de apps de fontes desconhecidas

 

O Android também é conhecido por permitir o download de aplicações fora da Google Play Store. No entanto, a opção vem desabilitada por padrão nos dispositivos, já que o Google não pode comprovar a segurança de lojas não-oficiais, o que pode ser um dos possíveis motivos para o alerta de app não instalado. Para ativar o recurso e tentar solucionar o erro o passo-a-passo é um pouco diferente, dependendo da fabricante do celular.

 

É possível permitir instalar apps de fontes desconhecidas a partir da seção de “Apps e notificações” ou da “Tela de boqueio e segurança” do celular. De todo o modo, os passos seguintes são bastante similares. Em “Apps e notificações”, acesse a opção “Acesso especial a apps” e, em seguida, toque em “Instalar apps desconhecidos”. Na sequência, toque sobre o navegador e ative a opção “Permitir desta fonte”. Em “Tela de boqueio e segurança”, vá até “Instalar apps desconhecidos”, toque sobre o navegador e ative a chave ao lado de “Permitir desta fonte”.

 

Selecione qual app poderá baixar e instalar APK — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Selecione qual app poderá baixar e instalar APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


FONTE: FIXCRUNSC iMOBIE  THE WISE BUL / VIA: CLARA FABRO – TECHTUDO

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

PUBLICIDADE