Rui Car
06/04/2021 11h42

Boneca que “fabrica sorrisos” ajuda professora de SC a vencer prêmio nacional de boas práticas

O nome todo da personagem é Maria Ricota Belinha Saricota de Dentro. Tem olhos curiosos e é descabelada. Sua maior habilidade é fabricar sorrisos

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Prefeitura de Florianópolis

Fotos: Prefeitura de Florianópolis

Delta Ativa

Em tempos de Covid-19, uma boneca chamada MariBela conseguiu cativar crianças e familiares do Núcleo de Educação Infantil Municipal Costa de Dentro, em Florianópolis. O processo educativo, mesmo a distância, foi fortalecido e os pais ou responsáveis passaram a ficar mais tranquilos com o ano de 2021 que chegaria, onde as crianças iriam para o primeiro ano do ensino fundamental.

 

O projeto envolvendo essa personagem foi um dos vencedores do Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia. Iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Fundação Itaú Social, Instituto Singularidades e Ponte a Ponte.

 

A ideia foi da professora Raquel Silveira de Almeida, com o apoio da profissional alfabetizadora Annabel Cristini Feijó Peres.

 

A boneca de pano participou de histórias, aventuras, autorretratos, desenhos, músicas, vídeos, poesia. Visitou as casas das professoras. De acordo com a professora Raquel Silveira, MariBela também participou dos eventos online das turmas com crianças e famílias.

 

“A MariBela explicava sobre os momentos que vivíamos, curtindo as brincadeiras, dando dicas quanto à segurança para o retorno das atividades em 2021 e, principalmente, já se comprometendo em participar ativamente tanto dos grupos da educação infantil, quanto do primeiro ano do ensino fundamental, uma vez que não poderia deixar de visitar as crianças que iriam começar a frequentar essa etapa”.

 

O nome todo da personagem é Maria Ricota Belinha Saricota de Dentro. Tem olhos curiosos e é descabelada. Sua maior habilidade é fabricar sorrisos.

 

A boneca foi uma doação de uma das crianças do Neim Costa de Dentro. A família que doou a boneca, em 10 de setembro de 2020, já não mora mais no município de Florianópolis, mas está acompanhando de pertinho toda a trajetória de MariBela.

 

Para o Secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira , a prática de encantar e vivenciar o mundo com os estudantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos é recorrente na rede municipal.

 

“A professora Raquel traz em sua prática, conhecimento, cultura, poesia, vida e relação humana. Mesmo com uma boneca”.

 

A pergunta que não quer calar…

 

Querem saber porque MariBela carrega consigo a alcunha da “fábrica de sorrisos”?

 

Brincou com famílias e crianças pedindo que lhe fizessem seu retrato. Esteve nos lares das professoras e deu receita de massinha de modelar.

 

Cantou cantiga de roda, fez renda de bilro; indo a diferentes lugares da Ilha de Santa Catarina e fora dela, passando da Armação, Ribeirão e Rio Tavares, até sua primeira aventura na travessia das pontes, visitando São José e até mesmo São Pedro de Alcântara.

 

O prêmio vai para……

 

Foram premiadas 100 boas práticas no país, com o valor de R$1.000,00 e uma bolsa de curso no Instituto Singularidades, voltado para formação de professores, gestores e especialistas em educação.

 

O estado de Santa Catarina ficou em segundo lugar com o maior número de projetos inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo. Nos premiados, também o estado catarinense manteve esse excelente ranking e abocanhou 13 propostas. Teve à sua frente novamente o estado paulista com 34 projetos vencedores.

 

O prêmio agraciou profissionais de escolas da rede pública direta e conveniadas.

 

Confira as fotos da MariBela:

 


FONTE: SCC10

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares