Rui Car
17/08/2017 09h25

Prefeitura de Taió comemora chegada de aparelho de Densitometria Óssea e do Tomógrafo Computadorizado

Almir frisou que esta é mais uma conquista do povo taioense

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A saúde de Taió passa por um momento especial e histórico. E nesta quarta-feira (16/08) mais uma excelente notícia veio complementar ainda mais esse momento: O Hospital e Maternidade Dona Lisette (HMDL), através do Governo do Estado, recebeu um aparelho de Densitometria Óssea e um Tomógrafo Computadorizado, conquistados após solicitação feita pela Administração Municipal e o Hospital junto ao Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso.

 

No pedido de solicitação, o Prefeito Almir Guski frisou que a solicitação foi realizada tendo em vista as grandes mudanças que o Município e o hospital vêm sofrendo na área da gestão da saúde e que ainda existem algumas deficiências em relação a prestação de um serviço de qualidade aos munícipes e aos usuários da região do Alto Vale. Segundo Almir, existe um movimento para que se regionalizem os serviços do Hospital e Maternidade Dona Lisette para ofertar serviços de qualidade aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) do Alto Vale.

 

Segundo o Diretor-Geral do Hospital e Maternidade Dona Lisette, Valmor Busnello, estes equipamentos vem para somar ainda mais os atendimentos do hospital, e deverão ser instalados ainda este ano. Ele frisa que esta ação contempla as ampliações que o Instituto Vidas vêm realizando no hospital juntamente com a Prefeitura de Taió e que mais equipamentos virão para que o hospital ofereça um serviço com cada vez mais qualidade à população de Taió e região.

 

A comitiva presente na chega dos aparelhos foi composta pelo Prefeito Almir Guski, Pastor Alencar (Presidente do Conselho Consultivo do Hospital), Ronaldo Martim Beck (Presidente do Hospital), Valmor Busnello (Diretor-Geral), Secretária da Saúde, Rosecler Poleza Círico e os vereadores Tiago Maestri, Jaci de Liz e Klaus Dieter. Na oportunidade, o Prefeito Almir agradeceu à toda a diretoria e equipe do Hospital e Maternidade Dona Lisette e também do Instituto Vidas e, especialmente, ao Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, que disponibilizou estes importantes recursos para o município de Taió que, juntos, somam um investimento superior à 2 milhões de reais. Almir frisou que esta é mais uma conquista do povo taioense.

 

Conheça as funções dos aparelhos:

Densitometria Óssea: A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e utiliza um aparelho conhecido por utilizar a técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação – até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. A densitometria óssea é um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.

 

Tomógrafo Computadorizado: O exame de tomografia computadorizada é um exame de imagens que é realizado por meio de raios X. Esses raios tem como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano. Essa máquina tem como principal característica a realização de radiografias de caráter transversais. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar uma cadeia de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca estudar/analisar no corpo humano.

Justen Celulares