Rui Car
07/11/2019 11h20

Prefeitos de Presidente Nereu e Atalanta prometem mobilização contra extinção das cidades

Municípios do Alto Vale são os únicos da região que se enquadram no projeto que pretende fundir cidades pequenas

Assistência Familiar Alto Vale
Por Augusto Ittner - NSC

Por Augusto Ittner - NSC

Delta Ativa

Os prefeitos de Presidente Nereu e Atalanta, no Alto Vale do Itajaí, disseram estar “assustados” com a proposta de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. Os chefes do Executivo pretendem, inclusive, mobilizar lideranças políticas regionais contra a ideia do governo federal de incorporar as cidades às vizinhas.

 

Isamar de Melo (PP), prefeito de Presidente Nereu e presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), disse estar apreensivo e questiona a proposta do governo federal. A alegação é de que embora a arrecadação seja baixa, o município está com as contas em dia, tem IDH alto e infraestrutura suficiente para a demanda da população.

 

– É triste saber que o governo quer fazer esse tipo de política para amenizar as despesas. A gente fica bastante apreensivo e espera que isso não seja aprovado. Nossa cidade vai completar 100 anos de colonização em 2020 e tem toda uma história. Sou a favor de não permitir a criação de novos municípios, e não extingui-los – aponta Isamar. Em Presidente Nereu, cidade de 83,61% dos eleitores votaram em Jair Bolsonaro (PSL) no 2º turno das eleições de 2018.

 

Já Juarez Miguel Rodermel (MDB), chefe do Executivo de Atalanta, diz que a informação do interesse do governo federal em extinguir a cidade foi “um choque” à comunidade. O emedebista também acredita que a ideia não deve ser levada para frente e diz que irá aproveitar uma viagem que tem agendada a Brasília (DF) na segunda-feira para cobrar lideranças políticas do Estado quanto ao assunto.

 

– Nós aqui (em Atalanta) já nos esforçamos para dar conta do atendimento à comunidade, imagina como vai ser se formos incorporados ao município vizinho que está em uma pindaíba maior? Atalanta foi feita e está pronta para ser uma cidade, e não um distrito de outro município – defende Rodermel.

 

Entenda

A ideia da fusão de municípios foi anunciada pelo governo federal na terça-feira (5) junto à PEC do Pacto Federativo apresentada ao Senado. Em Santa Catarina, a medida poderia resultar na extinção de 39 municípios que, segundo estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), até 2017 possuíam menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% do total de receitas. Nesta quarta-feira (6), alguns deputados estaduais criticaram a proposta.

Justen Celulares