Rui Car
11/10/2018 09h01

Pouso Redondo realiza atividade de educação ambiental com alunos do CE Padre José Balistieri

Ação foi comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O secretário adjunto de Desenvolvimento Rural de Pouso Redondo, Luiz Alberto Pereira da Silva, e o engenheiro agrônomo da Secretaria, Felipe Harry Broering Gomes, estiveram na propriedade de Leomar Andrade para realizar atividades práticas de educação ambiental com alunos da escola municipal Centro Educacional Padre José Balistieri, no intuito de recuperação de área de preservação permanente (APP) de uma nascente.

 

Participaram do projeto 40 alunos do 5°, 8° e 9° ano do ensino fundamental do período matutino, acompanhados dos professores regentes das turmas e da secretária da escola. No local, os alunos participaram de uma breve introdução da importância da preservação das nascentes e do solo. Também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.

 

“Além disso, atualmente, a água está sendo apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que todos os setores de atividade humana necessitam fazer uso da água para desempenhar suas funções”, explicou Felipe.

 

Após a introdução, os alunos participaram da recuperação de uma nascente, plantando cerca de aproximadamente 80 mudas de árvores e frutíferas nativas. “Com este projeto, os alunos puderam aprender na prática a importância deste nosso bem tão precioso, necessário para a existência de toda a vida na Terra”, diz o engenheiro agrônomo.

Justen Celulares