Rui Car
31/01/2019 08h00 - Atualizado em 31/01/2019 08h11

Onda de calor se mantém nesta quinta-feira em Santa Catarina

Quando que o calor ameniza?

Assistência Familiar Alto Vale
Blog do Puchalski

Blog do Puchalski

Delta Ativa

Depois de uma quarta-feira (30) com temperaturas batendo os 40°C, a quinta-feira (31) segue sem muitas alterações nas condições do tempo em Santa Catarina. Isso quer dizer que a onda de calor continua marcando presença. O dia tem influência de uma massa de ar quente e úmido que está no Sul do Brasil.

 

As temperaturas vão bater os 40°C em algumas cidades catarinenses no período desta tarde novamente. Isso pode ocorrer em pontos da região Sul, do Vale do Itajaí e do Norte. O sol vai acompanhar as altas temperaturas em boa parte da quinta.

 

.
Máximas previstas para o último dia de Janeiro.

(Foto: Reprodução NSC TV)

 

Por conta do forte calor e da alta umidade do ar, existe a possibilidade de novos temporais a partir da tarde, que podem se estender ao longo da noite também. Esses temporais devem ocorrer em número maior de municípios em relação aos últimos dias, já que teremos além do ar quente e úmido a chegada de uma frente fria pelo Litoral Sul do nosso estado.

 

Essa frente fria, que é um sistema meteorológico associado a chuva, deve ajudar a potencializar as nuvens de chuva no período entre tarde e noite.

 

Com essa condição são esperadas, de forma pontual, descargas elétricas, rajadas de vento e até granizo, com essa probabilidade sendo maior em áreas da região Sul e do Litoral.

 

SEXTA AINDA SERÁ QUENTE EM SC

A frente fria vai passar muito rápido pelo nosso Litoral. Apesar disso, a sexta-feira (1) deve amanhecer com céu mais fechado em todas as regiões e ainda com algumas pancadas de chuva. No decorrer do dia, especialmente entre o fim da manhã e o meio da tarde, ocorrem aberturas de sol e as temperaturas voltam a ficar mais elevadas.

 

Máximas de 39°C na região Norte e 38°C no Sul e no Vale do Itajaí. Por conta do calor, novas pancadas isoladas estão previstas, com descargas elétricas, vento e chuva volumosa em curto espaço de tempo.

 

QUANDO QUE O CALOR AMENIZA?

O sábado (2) ainda terá temperaturas altas e calor em todo Estado, mas já não tão forte como ao longo da semana. A partir de domingo as temperaturas mudam de comportamento e devem ficar mais agradáveis, inclusive com noites “fresquinhas” em Santa Catarina. Vamos acompanhar.

 

 

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Fonte: Ciram

Justen Celulares