Rui Car
22/03/2018 08h28

Inovação: Secretaria de Educação de Taió lança Programa de Iniciação Profissional

O programa deverá iniciar na primeira quinzena do mês de abril

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Pensando no incentivo à escolha do primeiro emprego, a Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o SENAI e o SESI da Região do Alto Vale do Itajaí, oferecerão uma proposta pioneira para o Vale Oeste: o Programa de Iniciação Profissional, que tem por objetivo atender alunos do Ensino Fundamental dos 7º, 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Taió, com foco nas áreas de tecnologia e inovação.

 

O lançamento do programa foi realizado na noite da última terça-feira (20/03), no Ginásio de Esportes da EEF Prefeita Erna Heidrich e contou com a presença de várias autoridades, como o Prefeito Almir Guski, o Secretário de Educação, Cultura e Esportes, João Tadeu Correa, a Secretária de Saúde, Rosecler Poleza Círico, o Presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Maestri, o Coordenador de Educação do SENAI Alto Vale, Fernando Deitos, além das diretoras e alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e pais de alunos.

 

Fernando explica que o principal objetivo do programa é oportunizar aos alunos do 7º, 8º e 9º anos um processo de educação complementar no contraturno, visando o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, como preparação inicial para inserção no mercado de trabalho.

 

Entre os cursos apresentados para alunos do 7° e do 8° ano estão: Eletricidade e instalações elétricas, mecânica básica, programação em informática, montagem e manutenção de computadores, jogos digitais, segurança doméstica, tecnologia e robótica e empreendedorismo, num total de 150 horas divididas entre cada curso. Já para alunos do 9° ano, os cursos deverão ser os seguintes: comunicação, etiqueta profissional, desenvolvimento em software e manutenção de computadores, tecnologia e robótica, desenvolvimento de aplicativos para smartphones e empreendedorismo, também num total de 150 horas.

 

Nosso objetivo com a implantação deste programa é dar oportunidade para que nossos alunos escolham a profissão que queiram seguir, já que logo estarão entrando no mercado de trabalho. A Prefeitura de Taió está oferecendo o programa gratuitamente para os alunos do 7° ao 9° ano das escolas Erna Heidrich e Adolpho Ewald, então pedimos que todos se esforcem e cumpram as horas/aula estabelecidas para cada curso. O apoio dos pais no acompanhamento de seus filhos neste processo também é muito importante”, destaca o Secretário João Tadeu. Ele ainda frisa a importância da parceria com o SENAI e com o SESI, grandes parceiros do município no setor educacional.

 

O Prefeito Almir Guski também comentou sobre o programa: “Além de inovador, o Programa de Iniciação Profissional também tornará o ambiente escolar ainda mais atrativo, tendo em vista todo o conhecimento e novas experiências que os alunos da Rede Municipal de Ensino terão durante os nove meses dos cursos. Esperamos que façam bom uso destas experiências”, frisou.

 

O programa deverá iniciar na primeira quinzena do mês de abril.

Justen Celulares