Rui Car
27/07/2019 11h12 - Atualizado em 27/07/2019 11h06

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

Por causa da falta de chuvas, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) pede aos consumidores que economizem água. Medidas como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. A situação ocorre porque os níveis dos rios que abastecem as cidades baixaram.

 

Um dos quadros mais intensos é o do Rio Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Por conta da estiagem, a Casan diminuiu o volume de captação em cerca de 30%, para manter a vazão miníma do rio.

 

Porém, o problema não é só nesse local. Os principais rios que abastecem os municípios da região não conseguiram ter a reposição necessária nos últimos dois meses por causa da falta de chuva.

 

Além da Grande Florianópolis, a situação de estiagem é mais intensa nos locais próximos a Chapadão do Lageado, no Vale do Itajaí, São Martinho, no Sul, Passos Maia, no Oeste, e Camboriú, no Litoral Norte. Nesses locais, há rios que estão com o nível mais baixo, segundo medição feita pela Epagri/Ciram nesta sexta-feira (26).

 

Medidas para economizar

Para usar a água de forma responsável, a Casan recomenda:

  • tomar banhos mais rápidos
  • fechar a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba
  • não lavar a louça com água corrente. Passar rapidamente água nas louças, ensaboar os pratos e utensílios. Abrir a torneira apenas para enxaguar
  • não lavar roupa com água corrente
  • só ligar a máquina de lavar louça ou de lavar roupa com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia
  • não usar água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varrer a sujeira, depois lavar com a utilização de um balde
  • não usar mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. Em épocas de estiagem, evitar lavar veículos
  • reaproveitar a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas
  • regular a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade

 

Previsão do tempo

De acordo com a Central NSC de Meteorologia, é importante continuar economizando água, pois a previsão até o final do mês é de níveis baixos de chuva no estado. O fenômeno deve ocorrer mais na Serra. A tendência é que os níveis de chuva aumentem na primeira quinzena de agosto.

Justen Celulares