Rui Car
20/05/2019 08h10

Atualmente sinalizada e em boas condições, Serra da Santa já foi lugar de tragédias

Melhorias têm sido feitas no local, que fica na BR-470, no Vale do Itajaí

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

A Serra da Santa, na BR-470, no Vale do Itajaí, tem atualmente uma estrada bem sinalizada e em boas condições, mas que traz tristes lembranças de tragédias. Os 13 km começam no trevo de Mirim Doce e vão até o limite de pouso redondo com Otacílio Costa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que por dia 15 mil veículos passem por lá.

 

Já no começo da Serra, há trechos remendados no asfalto e irregularidades na pista. Na subida, uma terceira faixa ajuda a desafogar o trânsito causado muitas vezes por caminhões pesados. No trecho mais íngreme, que vai do km 191 ao km 195, não há acostamento.

 

A subida da Serra vai revelando aos poucos um cenário ainda mais bonito. Mas as curvas, fechadas e uma atrás da outra, já foram palco de tragédias. Foi numa delas que, em janeiro de 2000, um acidente entre dois ônibus deixou 39 pessoas mortas e mais de 40 feridas.

 

 

Atualmente sinalizada e em boas condições, Serra da Santa em SC já foi lugar de tragédias. — Foto: Reprodução/NSC TVAtualmente sinalizada e em boas condições, Serra da Santa em SC já foi lugar de tragédias. — Foto: Reprodução/NSC TV

Atualmente sinalizada e em boas condições, Serra da Santa em SC já foi lugar de tragédias. — Foto: Reprodução/NSC TV

 

 

“Toda vez que a gente passa aqui lembra. Subindo ou descendo a serra a gente lembra. É uma coisa que realmente marcou”, disse o gerente comercial Jairo de Liz.

 

De lá para cá, muita gente também perdeu a vida naquelas curvas. Para reduzir essa estatística, o departamento responsável pelas rodovias federais diz que vem investindo em sinalização e recuperação de depressões. Quem passa pelo ponto mais perigoso, percebe a diferença.

 

“Anteriormente a pista era bem defeituosa, bastante esburacada. Hoje em dia melhorou bastante, até porque houve recapeamento da pista de lá para cá, guard-rails foram renovados. Apesar de terem retirado os radares, mesmo assim os acidentes diminuíram bastante. Então creio que melhorou muito”, disse o advogado Rodrigo José Kormann.

 

No meio da Serra, uma das poucas possibilidades de parada é onde fica a imagem de Nossa Senhora da Salete, que dá nome à serra. É nesse local que muitos fazem suas orações, acendem velas, pedem proteção.

 

No ano passado, a Serra teve 30 acidentes, com 35 feridos e uma morte. Este ano, até agora foram 10 com 9 feridos e nenhuma morte.

Justen Celulares