Rui Car
14/11/2017 13h25 - Atualizado em 14/11/2017 10h28

Aos 104 anos, moradora de SC consegue emprego de volta e comemora

Idosa trabalha em casa com a filha na produção de estopas de limpeza

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Aos 104 anos, Bernardina Angeli Fagundes, mais conhecida como Dona Dinha, comemora o fato de ter conseguido o emprego de volta. Aposentada desde os 65 anos, nos últimos 15 anos a ex-lavradora de São João Batista, na Grande Florianópolis, ajudou a filha a produzir estopas de limpeza, do tipo usado em oficinas mecânicas, mas havia parado de exercer a profissão.

 

Semanalmente, uma confecção de Porto Belo, no Litoral Norte, levava até a casa de Dinha o material para produzir as costuras, mas com a morte do proprietário, a produção havia sido interrompida. “Gosto muito de trabalhar e fiquei triste quando paramos de receber as estopas”, contou.

 

O trabalho não era feito por dinheiro, disse a aposentada Terezinha Fagundes, de 70 anos, filha de Dona Dinha.

 

“Há dois meses, nosso patrão morreu, a produção parou e ficamos sem trabalho. Recebemos R$ 0,50 por quilo de costura, não trabalhamos por causa desse valor, mas para nos mantermos ocupadas. Enquanto trabalha, minha mãe não tem com o que se preocupar, fica concentrada. Ela foi criada na lavoura, não consegue ficar parada”, contou.

 

Dinha com a filha Teca com quem produz estopas em  São João Batista (Foto: Plácido Vargas/Divulgação)

Dinha com a filha Teca com quem produz estopas em São João Batista (Foto: Plácido Vargas/Divulgação)

 

Recontratação

A situação de Dona Dinha começou a mudar depois de ter encontrado, durante um passeio pela localidade de Colônia, na zona rural do município, o secretário de Desenvolvimento Econômico Plácido Vargas.

 

“Ela chorou ao contar que estava sem trabalho. Eu corri para casa, peguei meu celular para fotografá-la e brinquei: ‘se, aos 104 anos, Dona Dinha procura emprego, nós vamos ajudar’”, contou.

 

A foto de Dinha no sofá de casa com um sorriso no rosto foi parar nas redes sociais junto ao relato sobre a tristeza por estar sem trabalho. A informação chegou aos filhos do antigo patrão e Dinha foi “recontratada”.

 

“Na quarta-feira, o filho dele trouxe mais trabalho para a gente. Minha mãe voltou a montar a estopa na mesa, com o forro feito com retalhos de tecido e as capinhas, que eu costuro”, contou Terezinha.

 

Mãe de três filhos e viúva há 65 anos, Dinha mora com a filha Terezinha. “Eu gosto muito de trabalhar, já fiz muita costura de roupas de todos os tipos. Acordo às 6h, tomo café feito no fogão à lenha e começo a trabalhar. Nós também criamos galinhas e pintos, temos muito o que fazer. Não sei qual o segredo para viver bem e feliz, quem manda na minha vida é Deus”, relatou.

 

Segundo a prefeitura de São João Batista, Dona Dinha é considerada a moradora mais antiga da cidade.

 

Dinha é considerada a moradora mais antiga da cidade (Foto: Dirleni Dalbosco/Divulgação)

Dinha é considerada a moradora mais antiga da cidade (Foto: Dirleni Dalbosco/Divulgação)

 

 

Por G1 SC

Justen Celulares