Rui Car
06/01/2017 08h22

Sem Kayke, Grêmio retoma conversas e estuda novos nomes para o ataque

Colmán, do Nacional-PAR, é um dos pretendidos pelo clube gaúcho

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Passava das 22h desta quinta-feira quando o Grêmio anunciou uma posição radical: estava fora do negócio com o Yokohama Marinos, do Japão, pelo centroavante Kayke. Depois do desacerto com o atacante, o Grêmio agora terá de partir para novas – nem tanto assim – opções para fechar a contratação de mais um jogador para o sistema ofensivo. Por outro lado, Gabriel Fernández está praticamente contratado – a concretização do negócio deve ocorrer no início da próxima semana, segundo previsão dos dirigentes gremistas.

 

Mas ainda resta um reforço para dar mais duas alternativas, pelo menos, o técnico Renato Portaluppi, conforme fora conversado. E será necessário retomar nomes já passados pelas mãos da diretoria. O único confirmado pelo GloboEsporte.com que está na lista daqueles tratados como alternativa é de Cristían Colmán, paraguaio do Nacional, pretendido pelo São Paulo. A diretoria analisou o nome do atacante de 22 anos – completará 23 em fevereiro – e pode fazer uma investida a partir da ausência de acerto com Kayke.

 

– Vamos seguir trabalhando e procurando reforços. Era um jogador considerado e deixou de ser opção. Vamos nos debruçar nos nomes que tínhamos anteriormente para dar mais dois ou três atacantes – disse o vice de futebol Odorico Roman ao GloboEsporte.com.

 

Colmán foi um nome oferecido por empresários ao Grêmio, que no momento tinha outra prioridade. Em novo contato nos últimos dias, o Tricolor avisou que até o próximo sábado poderia tomar alguma posição. Sem o acerto com Kayke, o caminho está aberto para uma investida. Seus direitos estão divididos entre Nacional e 3 de Febrero, dois clubes paraguaios. Não houve acerto do primeiro com o São Paulo na tentativa de contratá-lo em dezembro.

 

Cristian Colmán Nacional Paraguai Grêmio São Paulo (Foto: Divulgação)Cristian Colmán foi oferecido (Foto: Divulgação)

 

Outros dois nomes foram avaliados pelo Grêmio: o centroavante argentino Manuel Herrera, do Emelec, e meia-atacante Óscar Estupiñan, do Once Caldas. O primeiro foi oferecido por empresários, chegou a figurar em uma lista gremista, mas após uma nova triagem, foi preterido por outros nomes. Tem 29 anos e anotou três gols em 14 jogos no ano passado.

 

Já Espupiñan agrada – e muito – a diretoria gremista. Foi elogiado por sua capacidade técnica, mas como completou 20 anos no final de 2016, é visto como muito jovem para ser uma opção imediata no elenco gremista, pelo estágio que está em sua evolução. Na última temporada, anotou 13 gols em 34 partidas.

 

Kayke e o empresário solicitaram uma mudança na cláusula de opção de compra a ser exercida no final de 2017 no último momento, a respeito de questões financeiras para 2018 e 2019. Na versão do atleta e do agente, não houve acerto do Grêmio com o Yokohama Marinos a respeito de um pedido nesta cláusula. Com os dois lados irredutíveis, houve o recuo – que, dizem as partes, tem pouquíssimas chances de ser superado.

 

Antes, o Grêmio cogitou investidas em nomes considerados fora dos padrões, como Cecílio Domínguez, do Cerro Porteño, e Calleri, atualmente no West Ham, da Inglaterra. Marinho, do Vitória, com transferência encaminhada para a China, também foi estudado.

 

O nome mais perto no momento é o de Gabriel Fernández. O acerto com o Racing uruguaio foi feito e agora faltam detalhes burocráticos e de documentação para a negociação ser concretizada, o que deve ocorrer no início da próxima semana. O jovem de 22 anos terá 70% dos seus direitos econômicos comprados, com possibilidade de aquisição do restante do percentual do clube uruguaio ao término de 2017.

Justen Celulares