Rui Car
16/07/2019 09h50 - Atualizado em 16/07/2019 09h51

Ter um umidificador ajuda com o tempo seco dentro de casa?

Se você tem um bebê em casa, este é mais um motivo para você pensar sobre o produto

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

O ar seco afeta o corpo o humano de diferentes maneiras. Pele ressecada, reações alérgicas, olhos secos, lábios rachados, entre outros sintomas que podem surgir nesta época do ano. Mas quem sofre mais com tudo isso é o nosso sistema respiratório, aumentando as nossas chances de termos gripe, resfriado, sinusite, rinite e infecções agravadas pela falta de umidade. Existem algumas formas de lutar contra tudo isso e um umidificador de ar pode ser seu grande aliado.

 

“Um umidificador de ar vai gerar benefícios muitos grandes em todo o sistema respiratório. Desde toda cavidade do nariz, os seios da face, a garganta, as cordas vocais, a laringe, traqueia, brônquios, toda arvore respiratória vai se beneficiar”, conta o otorrinolaringologista Jama Azzam, que explica como a umidade adequada afeta diretamente nossa respiração.

Confira o modelo abaixo:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 

“O sistema respiratório trabalha sempre revestido por muco, que é a secreção normal que a gente tem no trato respiratório. Esse muco é um líquido e caso a umidade do ar esteja baixa, como tem estado, o próprio ar que a gente respira rouba a umidade da via respiratória fazendo com que essa secreção fique mais grossa e mais difícil de ser eliminada”.

 

A falta de umidade também pode prejudicar o sono. “Afinal de contas você dormir com o nariz entupido, com a garganta seco, é muito difícil e isso acaba levando a uma agitação muito grande e à diminuição da quantidade e qualidade do sono. Pode levar a pessoa dormir de boca aberta, precipitar e gerar roncos, até apneia do sono pode estar relacionada aos problemas de nariz. E no dia seguinte, a pessoa fica cansada, sonolenta, sem atenção, dificuldade de concentrar, dificuldade de aprendizado. Tudo pode estar relacionado a uma noite ruim de sono”, explica o médico.

 

Mas cuidado

Formado pela USP e com mais de 30 anos de carreira, Jama Azzam faz um alerta sobre o uso do umidificador: é preciso usá-lo na medida certa. “Se o ambiente já for úmido, quarto pouco ventilado, ou por problema de infiltração, é contra indicado umidificar mais ainda o ambiente. A ideia é normalizar a umidade e não piorar a situação. É possível comprar medidores da umidade do ar que podem monitorar. A umidade tem que estar acima de 40, entre 40 e 60, abaixo disso a pessoa pode corrigir com um umidificador”, diz.

 

Se você tem um bebê em casa, este é mais um motivo para você pensar sobre o produto. “O bebe é muito sensível do ponto de vista respiratório, porque as vias são muito pequenas e estreitas. O bebe não sabe assoar o nariz, então elas vão ficar paradas, entupindo a respiração. Essas crostas secas podem infectar levando a rinite infecciosa ou até sinusite”, diz.

 

Além do umidificador, outras formas de lutar com o tempo seco é se hidratar com muita água, manter o ambiente sempre limpo e cuidar da pele.

Justen Celulares