10/08/2018 09h00

Seu relacionamento irá durar dependendo de como discute os conflitos, diz ciência

Acolher os argumentos de seu parceiro faz toda a diferença na hora de discutir o relacionamento

PUBLICIDADE
Portal Minha Vida

Portal Minha Vida

PUBLICIDADE
Delta Ativa

As discussões estão presentes em quaisquer relacionamentos. Entretanto, elas podem assumir um aspecto negativo quando feitas de maneira incorreta. Quando trocamos ofensas e somos insensíveis com nossos parceiros, podemos estar colocando a relação em risco. Entretanto, você pode fazer deste momento algo produtivo e benéfico para sua vida amorosa.

 

 

Segundo uma pesquisa publicada no Business Insider, argumentos construtivos são os que diferenciam casais que permanecem juntos daqueles que separam-se. Para descobrir isso, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley estudaram 79 casais por 14 anos.

 

Entre os casais que eles acompanharam, 21 deles acabaram se divorciando neste período. Entretanto, os que continuaram juntos compartilharam algumas das características que os fizeram superar momentos de conflito.

 

Como ter (e não ter) uma discussão de relacionamento

A maioria dos casais que se separaram esperavam um grande tempo para ter uma discussão de relacionamento. Além disso, eles também ficavam isolados por horas ou dias após ter uma briga, o que fazia a sensação de ressentimento tomar proporções fora do controle.

 

 

Já os casais que ficavam próximos mesmo depois das brigas, conseguiram ter mais facilidade para resolver os problemas. Para os estudiosos, dialogar em busca de soluções para os conflitos é primordial para a durabilidade de um relacionamento.

 

 

“Imagine você e seu parceiro em um barco”, sugere Robert Gottman, autor do estudo, em entrevista ao Business Insider. “Agora imagine que as emoções que os dois estão sentindo representam o mar a sua volta. Um pequeno argumento mal colocado agita a água e faz o barco balançar. Entretanto, se você fizer um rápido reparo, como um diálogo honesto e um pedido de desculpas, o barco se estabiliza logo em seguida, e você pode voltar a navegar tranquilamente”, explica o especialista.

 

Por outro lado, esperar para reparar e fortalecer o barco pode fazer com que as ondas apenas se fortaleçam, levando todos ao desastre. Pensando desta forma, é necessário que você e seu parceiro dialoguem sobre os conflitos assim que eles acontecerem. Entretanto, isto requer que o casal reconheça que ambos são parcialmente responsáveis pelo problema e também responsáveis pela solução.

 

 

O que fazer para uma discussão de relacionamento ser saudável

Evite interromper a discussão com argumentos não construtivos e insensíveis. Casais estáveis tendem a acolher a fala do próximo com a mente aberta, assumindo a responsabilidade por suas ações e escutando atentamente o que seus parceiros tinham a dizer.

 

Portanto, se no meio da discussão você interrompe seu parceiro para dizer que eles estão sendo irracionais, é melhor parar. “Quando nós dissemos que alguém simplesmente não tem razão, acabamos deixando-as frustradas”, explica Gottman. Para ele, o melhor a se fazer é dizer coisas como “Eu sei que isso é importante pra você, me conte mais”.

PUBLICIDADE