15/05/2018 15h10 - Atualizado em 15/05/2018 15h12

Saiba como acabar com os maus odores dos animais de estimação

Limpe muito bem as patas do animal antes de entrar em casa

PUBLICIDADE

Yahoo!

Yahoo!

PUBLICIDADE

Delta Ativa

Ter animais de estimação é algo que nos dá muita satisfação, mas o cheiro que eles deixam em casa não é nada agradável. Para acabar com estes maus odores, experimente seguir estes cinco conselhos básicos.

 
Desodorize e lave os móveis

O tecido absorve muitos odores, por isso este passo fará uma grande diferença. Lave os lençóis, cobertores, fronhas e as capas de almofadas e poltronas com água quente, para matar as bactérias e eliminar o mau cheiro, como recomenda o portal Doginton Post. Além disso, aspire todos os móveis, sobretudo aqueles onde você passa mais tempo.

 

Você também pode desodorizar os tapetes e colchões, de forma econômica. De acordo com o mesmo site, basta borrifar bicarbonato de sódio na superfície deles, e deixar agir durante toda a noite para que o mau cheiro seja absorvido. Depois, é só aspirar.

 

Para uma limpeza mais profunda, você pode misturar o sabão da lavadora com ¼ de xícara de vinagre de maçã. Embora também possa comprar produtos industrializados, específicos para os tecidos, este remédio caseiro oferece os mesmos resultados e é mais barato, de acordo com o site especializado PetMD.

 

Lembre-se: use produtos naturais ou seguros para seus animais de estimação. Segundo o PetMD, há componentes químicos que não são tóxicos para os humanos, mas o são para os animais. Diante de qualquer dúvida, use o bicarbonato de sódio.

 

Escolha a cama certa e lave-a

Além de ter o tamanho adequado, ser confortável e do seu agrado, assegure-se de que tenha propriedades antimicrobianas e seja resistente a odores, como aconselha a associação protetora de cães iHeart Dogs. Não se esqueça de garantir que seja lavável.

 

O ideal é lavá-la pelo menos uma vez por semana, conforme recomenda o Doginton Post, já que este é o local onde o animal passa mais tempo. Se ela tiver capa, retire-a e lave-a na lavadora, e aspire o colchão.

 

Atenção: outros espaços onde o animal costuma dormir e passar muito tempo, como o sofá, também devem ser lavados uma vez por semana para reduzir o mau cheiro.

 

Mantenha seu animal de estimação limpo

Escovar o pelo dos animais regularmente reduz o seu odor, já que elimina a pele morta, caspa e bactérias.

 

Procure não dar banho com muita frequência, já que isso pode prejudicar a pele do seu animal. O Doginton Post assegura que, para a maioria dos animais, um banho por mês é mais do que suficiente, mas consulte seu veterinário para ter certeza.

 

Manter seu animal de estimação limpo evitará os maus odores. Foto: Jaromir Chalabala / EyeEm / Getty Images.
 
Purifique o ar da casa

Uma forma simples para tal, é adquirindo um purificador de ar com filtro de carvão, que pode ajudar a reduzir os maus odores, de acordo com o Doginton Post. Lembre-se de que é preciso limpá-lo regularmente, já que pode ficar obstruído com os pelos dos animais de estimação e perder a sua eficácia.

 

Remova o carpete

Talvez este seja o remédio mais radical desta lista, mas é um dos mais eficazes, já que as fibras do carpete retêm todo o tipo de substâncias, como caspa, pelos, terra, lodo, fezes e vômito. Mesmo se o higienizarmos com bicarbonato ou por meio de uma limpeza profissional, eles costumam ficar impregnados com o mau cheiro.

 

Além de resolver de forma imediata uma boa parte do problema com os odores dos animais, remover o carpete também reduzirá as alergias a pó ou aos bichinhos, segundo o Doginton Post.

 

E a caixa de areia dos gatos?

Para reduzir o mau cheiro, neste caso, confira estes conselhos do portal Apartment Therapy:

 

  • Invista numa caixa de areia com tampa e filtro.
  • Assegure-se de que tenha o tamanho adequado para que o animal não faça suas necessidades fora dela.
  • Misture bicarbonato de sódio com a areia.
  • Limpe-a pelo menos uma vez ao dia.
  • Escolha a areia certa, experimentando diferentes marcas até encontrar a melhor opção para o seu caso.

 

É possível evitar que a caixa de areia do seu gato cheire mal. Foto: Lightspruch / Getty Images.
 
 

Outros conselhos fáceis de aplicar

  • Limpe muito bem as patas do animal antes de entrar em casa.
  • Use um limpador com enzimas para remover manchas e neutralizar odores, sobretudo de urina, fezes, vômito e baba.
  • Ventile sua casa, abrindo as janelas pelo menos 10 minutos ao dia.
  • Coloque uma caixa de bicarbonato aberta no local onde guarda os brinquedos e itens do animal, para absorver odores.
  • Lave seus brinquedos, mantas e roupas (se tiver) uma vez por semana, e varie o uso entre elas.

 

Que outro truque você conhece para combater os maus odores dos animais de estimação?

 

 

Maribel Barros

PUBLICIDADE