Rui Car
25/03/2019 17h00 - Atualizado em 25/03/2019 14h38

Novo Golf é visto em testes finais quase sem camuflagem

Carro vai estrear novo escudo da Volkswagen

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O momento não favorece o Golf no Brasil e no resto do mundo. Cada vez mais pessoas estão comprando SUVs, e a Volkswagen já está empenhada em atacar todos os segmentos possíveis para esses veículos. O caso é que, nessa história, os automóveis tradicionais estão perdendo espaço, mesmo os mais emblemáticos, como o icônico hatch médio da marca. Por isso, o fabricante vai promover uma revolução digital na oitava geração do Golf, especialmente no painel interno, o cockpit.

 

Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
 

Os flagras feitos por Stefan Baldauf, da agência alemã SB-Medien, mostram o novo Golf praticamente despido. É possível ver que o modelo traz um escudo diferente da Volkswagen, com fundo preto e tipografia mais fina, em que as perninhas do “W” não encostam no aro. O hatch vai estreá-lo. Pela pouca camuflagem, a expectativa era de que a nova geração fosse estrear logo. Esse era o plano: lançar o Golf 8 em setembro, no Salão de Frankfurt, maior feira de carros do mundo, na Alemanha, sua terra natal.

 

Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
 

Porém, algo atrasou. Relatos iniciais da imprensa alemã diziam que a montadora estaria enfrentando “falhas digitais” no painel, que a empresa caracteriza como revolucionário para os carros da marca. No entanto, o diretor de vendas e marketing, Juergen Stackmann, disse a jornalistas que o atraso é estratégico. Segundo ele, a VW decidiu priorizar em Frankfurt a apresentação do primeiro modelo da linha I.D., de carros 100% elétricos.

 

Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
 

Dessa forma, a apresentação do novo Golf fica adiada para o último trimestre deste ano, com vendas no início de 2020 (na Europa). De acordo com o executivo, essa foi a solução para dar a devida atenção ao hatch. Stackmann também citou o Natal como justificativa. Ao contrário do que ocorre no Brasil, quando muitos trabalhadores vão às compras com o 13º salário, as vendas de veículos por lá costumam esfriar no fim do ano.

 

Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
 

Brasil fora dos planos?

Faz um tempo que o Golf não produz resultados animadores no mercado brasileiro. Em 2018, somou só 3.070 emplacamentos, volume que não justificaria sua produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR)Não por acaso, a VW tirou recentemente de linha a perua Variant e segurou a produção do hatch. Para ter uma noção do recuo, em 2014 a atual geração somou mais de 16 mil unidades vendidas.

Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
 

Diante dos fatos, é certo que a oitava geração não será nacionalizada. Tampouco virá do México, onde a produção também deverá ser encerrada — para dar prioridade à produção do sedã Jetta e do SUV Tiguan, que têm maior saída nos Estados Unidos. Dessa forma, o novo Golf deverá chegar ao Brasil importado da Europa — e só em 2021.

 

A nova geração ganhará uma versão aprimorada da plataforma MQB e estreará um sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48 Volts associado aos motores TSI, para cumprir metas de emissões. Por dentro, a principal novidade será o painel totalmente digital, que promete fazer história no hatch.

 

Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
Flagra VW Golf oitava geração (Foto: Stefan Baldauf/SB-Medien)
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