06/12/2017 15h05 - Atualizado em 06/12/2017 15h07

Mulher fica com buraco no rosto após confundir câncer de pele com mancha

Ela ficou com um buraco na lateral da testa após o tratamento

PUBLICIDADE
Yahoo!

Yahoo!

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Uma mulher, mãe de dois filhos, ficou com um buraco no rosto após confundir um câncer de pele com uma “ferida teimosa”.

 

Quando Keely Jones, de 40 anos, foi a um salão de beleza para fazer um tratamento facial, sua esteticista notou uma marca avermelhada em seu rosto e sugeriu que ela verificasse do que se tratava com um dermatologista.

 

No entanto, convencida de que a marca em sua têmpora direita era apenas uma mancha, Keely não teve pressa em marcar a consulta.

 

Somente após fazer um exame, há dois meses, Keely foi diagnosticada com carcinoma basocelular – um tipo de câncer de pele que pode causar desfiguração se não for tratado.

 

Felizmente os médicos conseguiram remover o tumor, mas foram necessários mais de 20 pontos para fechar a ferida, que fez com que Keely ficasse com um buraco na lateral de sua testa.

 

Keely precisou fazer três procedimentos para remover o câncer de pele [Foto: Caters News]
 

Falando sobre o que passou, Keely explicou que nunca imaginou que o que parecia ser uma mancha inofensiva poderia ser um câncer de pele.

 

“Eu não costumo ter marcas no rosto, então achei estranho quando a notei,” ela disse.

 

“Pensei que era apenas uma ferida que não sarava, então continuei cutucando, e ela sempre acabava sangrando”.

 

Keely diz que demorou meses para ser encaminhada a uma clínica, onde uma biópsia foi feita.

 

“Após consultar o dermatologista, ele decidiu fazer uma biópsia na minha têmpora, já que a situação parecia preocupante. Uma semana depois, recebi uma ligação e descobri que era um câncer,” continua.

 

Keely passou por três cirurgias até que os médicos tivessem certeza de que o câncer fora completamente removido. Eles explicaram que ela teve sorte por ter sido diagnosticada, pois o câncer poderia ter se espalhado pelo restante do rosto.

 

“Quando ele foi removido e eu vi aquele buraco enorme no meu rosto, fiquei muito chocada – a mancha inicial era tão pequena, mas eles precisaram remover uma quantidade muito maior de pele”.

 

Keely ficou com um buraco no rosto após ter o câncer de pele removido [Foto: Caters News]
 

“Eles costuraram a pele para fechar o buraco. Felizmente fui remover os pontos na semana passada e é bem provável que eu não precise de mais cirurgias,” disse ela.

 

Keely, que trabalha na indústria da beleza, quer alertar outras pessoas sobre os perigos do câncer de pele, mesmo aquelas que, como ela, não acreditam correr um grande risco.

 

“O câncer de pele pode surgir em qualquer um – eu quase nunca usei camas de bronzeamento e sempre evitei o sol, mas mesmo assim tive um câncer de pele,” ela diz.

 

“Divulgar isso me deixa muito constrangida, principalmente porque trabalho na indústria da beleza, mas espero que minha história possa mostrar às pessoas os verdadeiros perigos do câncer de pele”.

 

“Ao longo das próximas semanas não poderei fazer exercícios, pegar meus filhos no colo ou dormir virada para o meu lado direito,” continua ela.

 

“Estas fotos não são bonitas e eu tive muita dificuldade em compartilhá-las, mas espero que elas ajudem pelo menos uma pessoa a aprender a importância de cuidar da pele”.

 

Foram necessários 20 pontos para fechar a ferida de Keely [Foto: Caters News]
 
 

Keely não é a única mulher que não soube identificar um câncer de pele logo no começo. Kari Cummins, mãe de cinco filhos que adorava tomar sol, achou que tinha um cravo insistente no rosto, mas depois de consultar um dermatologista, descobriu que tinha um carcinoma de células escamosas, um tipo de câncer de pele que pode se espalhar para outros órgãos, se não for tratado.

 

Assim como Keely, Kari quer ressaltar a importância de cuidar da pele com a esperança de que algo parecido possa ser prevenido.

 

“Isso pode acontecer com qualquer um,” disse ela.

 

“Infelizmente eu negligenciei a minha pele e agora estou enfrentando as consequências. Também é muito importante que as pessoas sejam mais conscientes em relação aos cremes e loções que aplicam em seus corpos. Alguns deles estão repletos de substâncias químicas que fazem mal ao organismo”.

 

 

Marie Claire Dorking

PUBLICIDADE