13/09/2018 15h04 - Atualizado em 13/09/2018 15h05

Menino inventa bicicleta diferente para carregar primo cadeirante

"Não temos limites. Somos capazes de fazer qualquer coisa"

PUBLICIDADE
Portal Sempre Família

Portal Sempre Família

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Lisandro tem 11 anos e vive em Laboulaye, na Argentina. Ele tem dificuldades motoras e é cadeirante, pois nasceu com espinha bífida. Mas a criatividade e o carinho do seu primo e melhor amigo Simón, apenas quatro meses mais novo, arranjaram uma forma de integrar Lisandro ainda mais nas brincadeiras e aventuras de seu grupo de amigos.

 

Simón encontrou na internet um modelo de bicicleta dotado de um assento lateral para um passageiro e acorreu à oficina do serralheiro Ariel Birche. “O senhor poderia fazer esse invento para a gente?”, perguntou a Birche, que se comoveu com o pedido e decidiu arregaçar as mangas.

 

Depois de alguns redesenhos do projeto, a bicicleta montada para a dupla conta com um espaço onde Lisandro consegue subir com a sua cadeira de rodas. O veículo conta até com manivelas no espaço do cadeirante, para que a força para pedalar não fique toda com o piloto.

 

A espinha bífida é uma má-formação genética em que a medula espinhal não se desenvolve normalmente no ventre materno devido ao fechamento incompleto do tubo neural. “Simón é muito bom, sempre está comigo, é muito companheiro e me ajuda bastante. Sempre vamos à praça, mas agora com essa bicicleta vamos para todo lado”, contou Lisandro ao jornal La Voz. “Não temos limites. Somos capazes de fazer qualquer coisa, à medida em que tenhamos um ao outro”.

PUBLICIDADE