Rui Car
20/06/2018 15h10 - Atualizado em 20/06/2018 14h20

Estudo afirma que irmãos mais velhos são mais inteligentes

Os mais velhos recebem mais estímulo mental nos primeiros anos de vida

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Um novo estudo acaba de afirmar que irmãos mais velhos são mais inteligentes. Pesquisadores das Universidades de Houston, Nova Gales do Sul e Sheffield descobriram que existe “um forte relação negativa entre a ordem do nascimento e efeitos cognitivos de uma criança”.

 

Isso quer dizer que quanto mais irmãos mais velhos você tem, menos inteligente você será. “A dimensão desses efeitos da ordem de nascimento é significativa”, disseram os pesquisadores. Eles também descobriram que os primogênitos tendem a se sentir mais confiantes em relação ao seu intelecto, enquanto os mais novos tendem a ser inseguros.

 

Também foi descoberta uma variação de assuntos. Por exemplo, o efeito da ordem de nascimento é ainda maior quando a matemática é excluída dos testes. Isso porque a leitura é encorajada pelos pais em casa, enquanto a habilidade com os números só é aprendida na escola.

 

Mesmo assim, as diferenças entre os irmãos começam mesmo antes de começarem a frequentar o colégio. “Crianças que nascem por último tem uma performance pior em avaliações cognitivas desde muito cedo, antes mesmo de entrar na escola”.

 

Para os condutores do estudo, essa diferença tem influencia direta na maneira como os pais distribuem sua atenção entre os filhos. Quanto mais irmãos temos, menos atenção recebemos e isso nos faz ter um desempenho mais baixo em testes acadêmicos.

 

“Embora crianças que nasceram por último não possuam desvantagens em sua saúde ou desenvolvimento, descobrimos que os pais são incapazes de fornecer a eles o mesmo nível de apoio cognitivo que eles têm com seus primogênitos”, explica o estudo.

 

Os mais velhos recebem mais estímulo mental nos primeiros anos de vida e, portanto, desenvolvem uma função cerebral mais elevada do que os irmãos mais novos.

Justen Celulares