Rui Car
23/02/2017 16h10 - Atualizado em 23/02/2017 13h40

5 hábitos que podem arruinar o seu relacionamento

Algum destes hábitos faz parte do seu relacionamento?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Alguns noivos que se casam com todo o amor do mundo, acabam se separando depois de alguns anos. O que aconteceu no meio do caminho? Conheça alguns maus hábitos que podem prejudicar progressivamente o amor e afaste-os da sua relação amorosa.

 

Os adversários do relacionamento

Alguns fatores que podem ser fonte de diferenças em um casal, como a orientação religiosa e o status socioeconômico, estão fora do nosso controle. No entanto, há muitos comportamentos – a forma de conversar, de discutir, e até os tipos de programas que os dois fazem juntos – que podem ser prevenidos, de acordo com o site da Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês).

 

Conheça a seguir os cinco inimigos das relações que mais costumam ser ignorados, e as soluções para acabar com estes hábitos prejudiciais:

 

– Não ter um tempo sozinho e interesses individuais. Relacionamentos onde cada um tem seu próprio hobbie, interesses e amigos, tendem a ser mais felizes do que aquelas em que há uma dependência do companheiro para tudo. Fale com seu par sobre os benefícios de ter um tempo para si mesmo, e enfatize que você continua querendo passar um tempo com ele também. Não mantenham segredos: compartilhem as coisas divertidas que aconteceram enquanto estavam separados. É o que sugere Terri Orbuch, terapeuta especialista em relacionamentos do site Your Tango.

 

– Achar que se conhecem completamente. Os casais que estão há muitos anos juntos às vezes acreditam que sabem tudo um sobre o outro. Assim, param de fazer perguntas e de aprender, como faziam nos primeiros encontros. Esta perda de curiosidade pode ser problemática, conforme adverte Orbuch. Procurem conversar pelo menos 10 minutos todos os dias, e façam perguntas um ao outro, como se tivessem começado a sair há pouco tempo.

 

– Não resolver os pequenos incômodos. Muitos casais varrem para baixo do tapete as pequenas desilusões ou irritações cotidianas. No entanto, elas vão se acumulando, sem terem sido resolvidas. Mais tarde, reaparecem e se transformam em grandes problemas. Por isso, é preciso aprender a falar sobre os problemas de uma forma construtiva. Escolham o momento apropriado para discutir, sem distrações que interrompam o diálogo, e evitem as palavras “nunca” e “sempre”, aconselha Orbuch.

 

– Esperar as ocasiões especiais para expressar o amor. Muitos casais aguardam os aniversários, as férias perfeitas ou as datas especiais para manifestar seus sentimentos um pelo outro. Mostre ao seu companheiro que ele é valioso para você. Diga algo por meio de gestos ou ações para que ele saiba o quanto você o ama e aprecia.

 

– Olhar o copo meio vazio. Vocês só falam do que está errado na sua relação? Acabam focando os aspectos negativos do vínculo? Façam uma lista das 5 coisas que estão indo bem no relacionamento, e trabalhem para fortalecer estes aspectos positivos. Isso irá motivá-los a seguir em frente. Além disso, uma abordagem otimista irá levá-los a outras pessoas interessantes, conclui Orbuch.

 

 

E você? Algum destes hábitos faz parte do seu relacionamento?

Yahoo Vida y Estilo

Justen Celulares